Os sites gratuitos, mais conhecidos como blogs, estão ganhando cada vez mais popularidade. No início eram produzidos apenas por pessoas que queriam simplesmente escrever e publicar qualquer coisa, sem muitas pretensões. Entretanto, eles passaram a atrair cada vez mais atenções de profissionais de todas as áreas, de empresários, de artistas, e está se tornando cada vez mais difícil conhecer alguém que não seja um "blogueiro" ou uma "blogueira".
Com isto, cresce também o número de pessoas que acessam os blogues por diversas razões, que vão desde simples desejo de ler alguma coisa à busca de informações, de pesquisas para trabalhos escolares, etc. Como não poderia deixar de ocorrer, empresas de todos os setores - e de todos os portes - também estão aderindo aos blogs (ou "blogues"") para divulgar seus produtos e serviços. Assim, o blog se torna um excelente instrumento de divulgação especialmente para os empreendedores que estão iniciando suas atividades.
Entretanto, não basta que a página do blog seja bonita, que tenha uma boa aparência. A imagem do blog espelha, aos olhos do consumidor, a imagem da empresa, do profissional, do produto ou dos serviços que que ele representa. Ele tem que ter uma aparência condizente com sua finalidade. Este é o caso do blog da Chocolates Artesanais Pérola Negra, uma empresa que está iniciando suas atividades no ramo alimentício. Vejam o blog - o link está na seção "Eu Recomendo", num a das colunas desta página - e percebam cada detalhe do mesmo.