quinta-feira, maio 22, 2014

Brasil foi o país que mais perdeu em competitividade no mundo desde 2010

Num país que investe mais numa Copa Mundial de Futebol
do que em educação 
com o nível de aprendizagem 
entre os piores do mundo, 
o nível de competitividade global
não pode ser bom.


De 2010 a 2014, o Brasil perdeu 16 posições no ranking mundial de competitividade. Não se poderia esperar um resultado melhor, já que, segundo as pesquisas do Programa Internacional de Pesquisas de Aprendizagem (PISA),  que anualmente envolvem cerca de 40 países, os níveis de aprendizagem dos estudantes brasileiros de segundo grau está sempre em último ou penúltimo lugar. Dentre 60 países incluídos na pesquisa sobre competitividade global, o Brasil cai do 38.º lugar em 2010 para o 54.º em 2014. As análises são International Institute for Management Development (IMD) e da Fundação Dom Cabral).
O estudo, divulgado na manhã de hoje, foi baseado em condições oferecidas pelos países para que as empresas que atuam neles tenham sucesso nacional e internacionalmente. O PISA revelou este ano que, entre os estudantes brasileiros com 15 e 16 anos de idade, pouco mais de um por cento tem condições de competitividade para o mercado de trabalho. Portanto, a  tendência é a formação de um número cada vez maior de pessoas menos qualificadas para o trabalho profissional.
Este é um dos principais motivos pelos quais muitos brasileiros são contra a realização da Copa Mundial de Futebol 2014 no Brasil. Ele tem consciência de que temos outras prioridades bem mais urgentes. Principalmente os estudantes, que há alguns anos já estão se tornando mais conscientes de que ser um profissional bem capacitado é mais importante do que apenas ter uma profissão. 
Carlos Arruda, professor da Fundação Dom Cabral e responsável pela coleta e análise das informações obtidas através da pesquisa, disse que 2010 a 2013 o Brasil perdeu "posições relativas", pois a competitividade de outros países estava aumentando enquanto a brasileira permanecia em níveis relativamente estáveis. No entanto, segundo ele, de 2013 a 2014 aconteceu algo diferente que fez com que a perda fosse absoluta. A competitividade caiu de fato, de modo que o Brasil perdeu até para si mesmo. Em 2013 estava em 51.º lugar e agora desceu para 54.º.
Além do péssimo nível de aprendizagem dos estudantes brasileiros, devemos ressaltar outros fatos igualmente importantes. Vamos lá:
Os investimentos em infraestrutura tem sido reduzidíssimos. Os executivos ouvidos durante a pesquisa disseram que houve dinamismo na economia brasileira mas a competência do governo e a regulação tributária deixaram muito a desejar.


Fontes: