sexta-feira, dezembro 19, 2014

Qual será a profissão mais promissora no próximo ano?

A eterna dúvida dos jovens
que começam a pensar no curso a ser escolhido.
(Fotos: Arquivo Google)
O ano chega ao final
e os jovens perguntam a si mesmos:

"Que profissão devo escolher?"



"Quais são as profissões mais valorizadas atualmente? Quais são as que tem mais possibilidades de oferecer melhores oportunidades de trabalho no próximo ano - ou nos próximos anos?". Estas dúvidas são frequentes quando o próximo ano está para se iniciar ou quando os jovens começam a se preocupar com os cursos profissionalizantes, de nível superior ou não, a serem escolhidos. É difícil fazer previsões, mas os especialistas dizem que é possível avaliar tendências. Entre as profissões mais indicadas, estão engenharia de petróleo, engenharia ambiental, técnica em produção de alimentos, ajudantes de obras civis, análises de sistemas computacionais (Tecnologia de Informação - TI) e outras áreas, especialmente as relacionadas com tecnologia. Também destacam-se as profissões relacionadas à técnica em indústrias químicas. A maioria dos jovens demonstra maior preocupação quanto à facilidade de ofertas no mercado de trabalho, melhores salários, etc. O mais importante, na verdade, é isto: você precisa saber quais são os talentos que você tem e escolher uma profissão que você queira, mas que tenha relação com esses talentos. 
O que torna o mercado de trabalho mais promissor não é a profissão, é o profissional. Não adianta pensar em melhores salários ou em profissões mais promissoras no mercado de trabalho se você não tiver os talentos necessários para se tornar um ótimo profissional. É por isto que, mesmo entre os especialistas em análises de profissões para o futuro, há uma dificuldade em estabelecer um consenso para esse tipo de previsão. A pergunta certa não é "qual será o meu salário", é "quanto o meu trabalho valerá".
Lembre-se que "talento" não é o mesmo que "vocação". Ouvimos com frequência muitos pais e mães dizerem "meu filho (ou minha filha) sempre teve vocação para isto ou aquilo". Toda pessoa tem muitos talentos e muitas vocações. Na maioria dos casos as vocações variam com o avanço da idade, e a vocação não é suficiente para garantir o sucesso profissional. É importantíssimo combiná-la com os talentos. A vocação é apenas uma vontade muito forte de exercer uma atividade, mas o talento é que é a capacidade para exercê-la.
Para descobrir quais são seus talentos e como combiná-los com suas vocações, faça a si mesmo as seguintes perguntas:
- O que eu aprendo com mais facilidade?
- O que eu faço com mais facilidade?
- O que eu aprendia de maneira mais fácil quando eu era mais novo?
- O que a maioria das pessoas que me conhecem me dizem que sei fazer bem ou melhor?
- O que eu detesto fazer?
- Quais são minhas atividades prediletas, meus hobbies e as atividades que faço com prazer e sem compromissos?
- Que elementos dessas atividades prazerosas eu posso utilizar profissionalmente?
Faça constantemente essas perguntas a si mesmo e procure fazer um teste vocacional. Embora tenham este nome, os testes vocacionais não visam revelar suas vocações. Eles servem para ajudar você a descobrir quais são seus talentos e como combiná-los com suas vocações. Não faça esses "testes vocacionais online" que existem à disposição na internet; eles não servem para coisa alguma. O teste vocacional é aplicado para testar os interesses e aptidões de uma pessoa, e precisa ser feito pessoalmente sob o acompanhamento de um psicólogo experiente nessa área. Para isto, procure um instituto de psicologia ou psicólogos em sua cidade e obtenha deles mais informações a respeito.