quinta-feira, junho 04, 2015

"Estou formado. E agora?"

O que parece ser o fim de muitas lutas
é apenas o começo de outras.

Primeiro,
veio a disputa por uma vaga no curso.
Depois,
anos de estudos, 
provas, estágios...
E agora, 
vem a disputa por oportunidades
no mercado de trabalho.



E tem mais: vivemos num país em crise econômica, com um péssimo nível de aprendizagem desde o ensino fundamental. Enquanto isto acontece aqui, a globalização econômica mundial avança e evidencia cada vez mais que só os melhores profissionais terão maiores chances. A situação é ainda pior para os recém formados que cometeram o grave erro de escolher a profissão que seus pais ou outras pessoas queriam ou sugeriram, em vez da profissão para a qual ele realmente tem talento. Muitos leitores indecisos me perguntam qual é a profissão mais promissora, e eu sempre explico a eles que o sucesso depende muito mais do profissional do que da profissão. Se você ainda não iniciou seu curso superior ou técnico e está pensando na profissão que deve escolher, é melhor saber qual é a diferença entre "vocação" e "talento" e por que saber isto é tão importante. Para isto, recomendo que você leia aqui.
A insegurança ao terminar o curso é algo natural em qualquer pessoa. Afinal, ela sabe que terá que enfrentar concorrência com muitos outros recém formados e, ao mesmo tempo, com muitos profissionais já experientes e que já são bem conhecidos em sua área de atuação. O que fazer diante de tantas dificuldades? Desistir? Claro que não. é preciso lembrar que quem fará sucesso o fará porque entrou na disputa. A grande questão é que, se por um lado será uma disputa difícil entre novos profissionais com a participação dos já experientes e de valor profissional conhecido e reconhecido, por outro lado os empresários também estão com dificuldades para encontrar profissionais qualificados, inclusive porque muitos destes já estão empregados. 
Em situações assim, minhas "dicas" são estas: estude muito, mesmo depois de já formado, porque o melhor profissional é aquele que sempre estuda mais para se aperfeiçoar mais, mesmo - e principalmente - quando já estiver empregado e quiser se manter empregado ou se estiver trabalhando como profissional liberal ("por conta própria"). Antes e depois que já estiver empregado, é preciso exercitar a capacidade de trabalho sozinho e em equipe, tendo em mente que a experiência vem com o tempo, mas que o tempo e a experiência são igualmente importantes, pois oportunidades podem surgir a qualquer momento. Também é preciso lembrar que não existe oportunidade perdida, o que existe é oportunidade que, se você não aproveitou, deixou para outros. 
O verdadeiro profissional nunca deixa de ser estudante. A aprendizagem tem que prosseguir durante toda a vida profissional, especialmente num mundo cada vez mais globalizado como o que estamos vivendo. As tecnologias de informação estão avançando amplamente. A popularização da internet faz com que as notícias que irão ao ar nos noticiários de TV à noite na mesma data em que os fatos ocorreram já estejam "velhas", porque na rede internacional de computadores, celulares, etc., elas aparecem poucos minutos depois que os fatos ocorreram. O diploma não marca o fim dos estudos, ele representa o início de novos estudos cujos conhecimentos adquiridos deverão ser associados aos obtidos durante o curso, seja este técnico ou superior. O diploma é um atestado de que o diplomado, ao recebê-lo, está também recebendo a incumbência de se tornar imediatamente um empreendedor. Não deve esperar que outras pessoas valorizem sua capacidade de trabalhar sem ele mesmo comprovar o merecimento dessa valorização. Isto pode ser feito procurando trabalhos variados. Isto lhe ajudará a verificar a maior demanda de serviços relacionados a sua profissão no mercado, que tipo de atendimento sua clientela mais necessita ou deseja, quais tipos de demanda tem mais a ver com ele mesmo, etc.
A área de construção civil abre vagas todos os anos no país inteiro. Hospitais estão sempre precisando de profissionais de saúde. Pessoas e empresas estão sempre precisando de médicos, advogados, profissionais em tecnologia de informação (TI), etc. No entanto, o que torna um profissional bem sucedido não é a profissão com maiores possibilidades de ingresso no mercado de trabalho, não é a que tende a ser a melhor remunerada, como muitos pensam. O que garante o sucesso do profissional é sua capacitação. Por isto, escolher a profissão que esteja de acordo com o talento é fundamental. Também é importante, mais uma vez principalmente por causa do avanço da globalização, ter o melhor domínio possível de inglês, espanhol e mais um ou dois idiomas estrangeiros (quanto mais idiomas, melhor). 
Volto a dizer que, mesmo quando já estiver atuando na profissão como empregado ou por conta própria, é muito importante continuar a obter sempre mais informações sobre o que ocorre no país e no mundo, principalmente - mas não somente - quanto à sua própria profissão. Por isto, o profissional de qualquer área de atuação nunca deve deixar de participar de seminários, novos cursos e todos os eventos relacionados à sua profissão sempre que tiver oportunidades para isto. O sucesso não vem facilmente. Ele depende extremamente de muita dedicação, muita determinação e até de falhas de vez em quando. Ninguém é infalível, mas o profissional se torna um ótimo profissional quando faz de suas próprias falhas momentos de aprendizagem para acertar nas próximas vezes.
Se você é um estudante, já pensou na possibilidade de não depender de conseguir emprego para realizar suas atividades profissionais depois de formado? Veja o que estudantes universitários estão fazendo para iniciar seus próprios negócios. Isto também pode ser feitos para quem deseja atuar em setores de nível técnico ou mesmo por quem quer começar a trabalhar já e continuar estudando. Leia aqui