quinta-feira, junho 11, 2015

O que é um Posto de Trabalho?

Uma agência bancária é um posto de trabalho
no qual atuam vários funcionários.
Empresas e governos
anunciam 
aberturas ou fechamentos
de "postos de trabalho",
mas nem sempre explicam o que isto significa. 



Por isto, quando uma empresa ou um órgão público anuncia que desativará 50 mil postos de trabalho, muita gente imagina que isto significa que 50 mil funcionários serão demitidos. Confundem "posto de trabalho" com cargo ou emprego ocupado por uma pessoa. "Posto de trabalho" é qualquer espaço onde se realiza uma ou mais atividades trabalhistas. Pode ser uma agência bancária, uma agência dos correios, um supermercado, um escritório, uma unidade de saúde, uma clínica, etc. Deve-se, no entanto, considerar que há tipos de trabalho que não são realizados em locais específicos. Entre estes, constam os dos motoboys, office boys, carteiros, etc. Por isto muita gente usa a expressão "posto de trabalho" como se significasse a própria atividade, o que é um erro. 
Ao contrário das pessoas que realizam trabalhos como os citados acima, há as que são incumbidas de executar atividades que necessitam de locais fixos específicos. Quem realiza trabalhos administrativos, por exemplo (atividades em escritórios, serviços burocráticos, redação de um jornal, etc.), necessita atuar num local devidamente habilitado para a realização de tais tarefas. É este local que é o "posto de trabalho". Em inglês, a palavra é "workstation".
A confusão quanto ao significado da expressão tem se acentuado desde que alguns trabalhos antes necessariamente realizados em locais fixos passaram a poder ser executados através da internet, com o trabalhador estando no local de trabalho, em casa ou em qualquer outro local onde ele possa acessar a rede através de um computador ou de um aparelho móvel. Com isto, o local de trabalho aos poucos tem se tornado irrelevante, sendo mais importante a execução das atividades. Por isto, quando alguém fala em "posto de trabalho", isto é interpretado  como menção a um desejo ou necessidade pessoal de exercer uma profissão. Novamente percebe-se aqui um erro de interpretação: neste caso, o que chamam de "posto de trabalho" é, na verdade, "mercado de trabalho". O pior é que até mesmo "especialistas" fazem essa confusão em entrevistas em programas de televisão, jornais, etc. Para saber mais sobre "mercado de trabalho", leia aqui