quinta-feira, agosto 27, 2015

Especialista diz que Timidez é um dos Maiores Problemas em Qualquer Profissão

Fotos: Plano de Profissões e Revista Todateen
Mesmo que você seja
um(a) excelente profissional,
a timidez tornará
tudo mais difícil
para você mesmo(a).

Eu venci minha timidez fazendo um curso de teatro quando ainda era estudante. Sim, isto mesmo! Um curso de dramaturgia não é coisa só para quem quer se tornar um ator, uma atriz, um(a) diretor(a) de teatro ou qualquer outra atividade relacionada ao teatro. Também frequentei vários desses cursos de oratória de curta duração. Cursos assim fazem com que os alunos tenham que participar de peças de teatro, no palco, diante de uma plateia, como se já fossem atores e atrizes profissionalmente. Aos poucos, isto os obriga a vencer a timidez. Também é muito importante que todo profissional, tímido ou não, faça um curso de oratória. A timidez para falar em público é algo que toda pessoa tem, em maior ou menor grau, mas precisa ser vencida. Afinal, qualquer que seja a sua profissão, a necessidade de falar diante de uma plateia, de dar uma entrevista num programa de televisão, etc., pode surgir a qualquer momento, e um bom profissional não diz "não" a essas coisas.
Um dos piores males existentes no sistema educacional brasileiro é o fato de não haver obrigatoriedade, nas escolas, para a aplicação de treinamentos específicos para os alunos vencerem a timidez desde o início do ensino fundamental. Esta é a principal razão pela qual formandos em nível superior e profissionais já formados sempre se dispõe a pagar caro para que alguém faça trabalhos de conclusão de cursos (TCC), monografias e dissertações para eles. Há também os estudantes que fogem de teses exigidas ao final do curso. Um erro grave que trará consequências graves ao longo do exercício da profissão, e que ao mesmo tempo representa grande perda de oportunidades para facilitar o sucesso. 
Aécio Moraes, especialista em treinamento de pessoal, diz que são muitos os interessados que procuram cursos de oratória alegando que pretendiam desistir de seus cursos porque tinham que apresentar trabalhos em sala de aula. "Durante o curso eles percebem que o 'bicho-papão' não é tão grande como pensavam antes", diz o treinador. Ele conta que já fez uma pesquisa envolvendo 50 universidades públicas e privadas do Brasil para saber se elas aplicavam disciplinas com práticas obrigatórias de oratória com filmagens, uso de microfones, tribunas, etc., e concluiu que apenas cinco por cento dos cursos de Direito apresentaram a confirmação. Mesmo esses cinco por cento, segundo o próprio Aécio, continham pequenos cursos com noções mínimas de oratória.
Os cursos de oratória não ajudam apenas a facilitar o ato de falar em público ou diante de uma plateia. Ele ajuda qualquer pessoa a aprender a interagir e, como diz Aécio Moraes, manter uma comunicação efetiva com outras pessoas, transmitindo informações, opiniões e experiências de forma objetiva e clara. Isto é fundamental na relação entre profissionais e clientela, entre funcionários e os dirigentes das empresas ou qualquer outro tipo de organização. É fundamental também nas relações sociais presenciais e nas que se realizam através da internet, seja por meio de blogs, sites ou redes sociais. Por isto, vencer a timidez e, ao mesmo tempo, demonstrar grande capacidade em oratória nunca foi tão importante quanto é agora, e será ainda mais nos próximos anos. Portanto, futuros profissionais, preparem-se desde já.