quinta-feira, outubro 15, 2015

Jorge Félix: profissional de destaque na Copa 2014.

Jorge Félix na Copa 2014.
Foto: arquivo pessoal.
Único jornalista do Espírito Santo
que atuou na Copa do Mundo em 2014,
Jorge Félix obteve
o primeiro lugar na categoria "Destaque do Ano" 
da SporTV.

Ele foi meu colega de trabalho durante os quatro anos e meio em que eu atuei no departamento de jornalismo da rádio Gazeta AM, em Vitória.  Eu produzia e redigia o noticiário "Gazeta no Ar", que ia ao ar de hora em hora, e Jorge Félix participava com reportagens sobre eventos esportivos que ocorriam no Espírito Santo ou sobre atletas e times capixabas que se destacavam em competições municipais, estaduais, nacionais e internacionais. Atualmente ele ainda atua para a TV Gazeta, a afiliada à Rede Globo em Vitória, e é um dos mais populares e respeitados repórteres esportivos do Espírito Santo.
Recentemente Jorge Félix, profissional acostumado a dar notícias, foi quem recebeu uma ótima notícia: ele recebeu o Prêmio Globo de Jornalismo e Esporte obtendo o primeiro lugar na categoria "Destaque do Ano SporTV" por sua atuação na cobertura de jogos na Copa do Mundo no ano passado: Argélia e Bélgica, Brasil e Chile e Brasil e Alemanha. Ele disse que o SporTV chamou jornalistas de todo o país e a TV Gazeta o indicou.  "Fiquei 33 dias em Minas Gerais produzindo matérias e fazendo entradas ao vivo", Félix contou. Como a humildade e o ato de sempre lembrar do apoio de seus colegas são duas de suas características, ele diz:  "nada disso teria acontecido sem o apoio de Jorge Buery, Bruno Dalvi, André Junqueira e Abdo Chequer. Então, sou grato à Rede Globo e, particularmente, à Rede Gazeta pela oportunidade que obtive." A premiação é realizada pela Rede Globo anualmente. Para isto são selecionadas as melhores reportagens, em várias categorias,levadas ao ar durante o ano em todas as TVs afiliadas no país.
Algumas das razões pelas quais Jorge Félix consegue ser bem sucedido em sua carreira profissional são estas: ele gosta muito do que faz - o que, como eu já disse em outros artigos neste blog, é mais importante do que "fazer o que gosta". Quando trabalhávamos juntos, se ele recebesse a missão de realizar uma reportagem não relacionada a esportes, lá estava ele disposto a realizá-la com a mesmo competência que desde então já lhe era peculiar. Nunca chegou atrasado para seus compromissos nem saía mais cedo se não houvesse uma razão inevitável. Assim é Jorge Félix, que também atribui o seu sucesso profissional ao apoio de familiares (esposa, filha, irmão, etc.) e amigos.