quarta-feira, novembro 11, 2015

ABQ Realiza Seminário Sobre Qualidade em São Paulo

Getúlio Apolinário Ferreira e Vicente Falconi
O evento
ocorrerá nesta quinta-feira (12 de novembro) na Fiesp.
Quem não estiver em São Paulo
poderá participar pela Internet.




A globalização, que está avançando ininterruptamente, é um processo de integração econômica mundial que acontece como consequência natural da abertura do comércio internacional. É um mecanismo de busca da redução de custos e de aumento da produtividade na fabricação de mercadorias e na prestação de serviços. Como principais fatores que contribuem para sua consolidação, podemos citar a queda de barreiras alfandegárias entre os países, o avanço de conhecimentos científicos e o consequente avanço da tecnologia. Esse avanço tecnológico se verifica com forte evidência na área da informação. Se até poucos anos já se considerava impossível a existência de um lar sem um aparelho de televisão, hoje já se considera que quem não possui um computador conectado à internet está praticamente isolado do mundo, como uma ilhota numa região remota do oceano Atlântico que nem sequer consta em algum mapa.
Eis, portanto, a razão pela qual o século XXI está sendo considerado o "Século do Conhecimento", epíteto que lhe fora dado a partir do início dos anos 1990. Está cada vez mais evidente que tem mais chances de sobrevivência e de conquistas de melhores padrões de vida não só quem tiver maior acúmulo de conhecimentos, mas quem tiver talento suficiente para discernir os conhecimentos mais convenientes para cada ocasião e para cada objetivo. Não se trata apenas do conhecimento científico ou do tecnológico, mas também do preparo que cada pessoa precisa ter para garantir seu espaço na sociedade. A "lei do mais forte" está sendo substituída pela "lei do que sabe mais", e isto torna evidente a necessidade de cada pessoa saber distinguir e selecionar os conhecimentos. 
Diante deste quadro, para ser bem sucedida, uma empresa ou organização de qualquer porte, atuante em qualquer setor, precisa se adequar a uma cultura organizacional ética que vise sugerir a cada funcionário o que ele deve pensar e como deve agir. Mas isto não deve ser interpretado como uma imposição, e sim como uma ideologia que funcione como forma de moldar as coisas, permitindo que o funcionário tenha seu valor como pessoa e como profissional devidamente reconhecido e que sejam aplicados e aceitos os padrões necessários de conhecimento. Assim será mais fácil detectar práticas antiéticas e ilegais, já que os valores e princípios éticos (aos quais me referirei no próximo artigo) deverão ser os fatores básicos que nortearão seu comportamento.
A qualidade na atuação de uma organização tem muito a ver com tudo isto. A qualidade empresarial está intimamente relacionada à qualidade profissional, e tudo que se refere a esta ou àquela precisa ser periodicamente revisado. No mundo, tudo muda, cada mudança trás novidades e cada novidade traz exigências. Por isto nenhum representante de empresas, nenhum profissional - funcionário de uma organização ou que trabalhe por conta própria - pode perder oportunidades como esta que a Academia Brasileira de Qualidade (ABQ), entidade que já conheço há algumas décadas, está oferecendo mais uma vez. Nesta quinta-feira, será realizado o II Seminário ABQ Qualidade Século XXI, exatamente no Dia Mundial da Qualidade, que é toda segunda quinta-feira de novembro, conforme aprovação da Organização das Nações Unidas (ONU). 
Como diz Getúlio Apolinário Ferreira - consultor em gestão organizacional, planejamento estratégico e qualidade total, "é preciso substituir 'chefes' por líderes", e ser líder, segundo ele, é adotar princípios éticos temo como destaques a total liderança sobre a equipe sem perder o equilíbrio, definindo filosofias de trabalho, combatendo sempre a violência, não permitindo que agentes exteriores interfiram em seu trabalho, aceitando críticas construtivas, incentivando e acompanhando os treinamentos das equipes, treinando sempre sobre os fundamentos da organização, aliando competitividade e técnica e fazendo sempre algo que faça com que os funcionários se sintam motivados.
Getúlio é diretor do CEBICT - Consultoria e Treinamento, superintendente da Fundação Espírito-Santense de Tecnologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e um dos membros da ABQ, e será um dos representantes da academia que estarão presentes ao evento. Também estará presente Vicente Falconi, consultor em gestão e escritor. Vicente é graduado em engenharia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Colorado School of Mines ("Escola de Minas do Colorado"), dos Estados Unidos. Além deles estarão entre os palestrantes outros renomados especialistas em gestão de qualidade.
A participação presencial será aberta exclusivamente aos integrantes da ABQ, convidados representantes das empresas patrocinadoras e de entidades apoiadoras e jornalistas. O local será a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Os participantes presenciais receberão um certificado de participação ao final do evento. Os demais interessados poderão participar através da internet. Para saber como participar, além de obter outras informações mais detalhadas, acesse por aqui