sexta-feira, setembro 16, 2016

Atendentes de Laboratórios de Radiografia não Sabem o que é Uma Cavografia

Isto causa
uma péssima impressão
aos clientes.

Certo dia eu entrei numa locadora de DVD e perguntei a uma das atendentes onde estavam os DVDs de ficção científica. Ela me perguntou: "O que é ficção cientifica?" Numa livraria, pedi a uma atendente que me mostrasse algum livro de astronomia que tivesse sido lançado recentemente. Ela me mostrou um livro de Isaac Asimov, autor de obras de ficção cientifica. 
No Brasil, existem muitos funcionários de livrarias, farmácias, etc., incapazes de atender a clientes corretamente. Em laboratórios de radiografia, há atendentes que não sabem o que é uma cavografia. Quando você solicita esse procedimento, informam que ele não é realizado naquele laboratório. Quando você explica do que se trata, agendam o procedimento que antes lhe disseram que não é realizado ali. 
cavografia é uma radiografia contrastada que permite a visualização das veias cavas superior e inferior. Não é preciso ser um médico ou um profissional experiente em radiografia para saber o significado de "cavografia". Basta associar as palavras para verificar que "cavo" tem relação com "veia cava" e que "grafia" está relacionada a "radiografia". Isto nos faz concluir que "cavografia" significa "radiografia das veias cavas". Associações entre palavras são coisas que os estudantes aprendem a fazer ainda no ensino fundamental ou no início do ensino médio. 
O sistema de aprendizagem no Brasil é muito precário. Entretanto, isto não justifica que as pessoas desconheçam os significados de palavras relacionadas às suas atividades. Elas podem descobri-los simplesmente pesquisando em dicionários ou na Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Obrigado pela sua participação.