segunda-feira, maio 24, 2010

Fotos e mensagens sobre bebidas alcoólicas causam desemprego


Fotografias de garrafas
ou mensagens incentivando
o consumo de bebidas alcoólicas, 
por exemplo, 
devem ser evitadas.
Assista ao vídeo acima
e preste atenção ao que Mário Persona, 
um dos consultores empresariais 
mais experientes do país,
diz sobre isto.
_____

Os empresários alegam ter cada vez menos tempo para ler os inúmeros currículos que recebem, de pessoas solicitando emprego. Por isto estamos sempre recomendando que as pessoas redijam currículos pouco extensos, incluindo apenas as informações úteis à empresa na qual pleitearão uma vaga. Além disto, incluam apenas os dados os dados obrigatórios: nome completo, data de nascimento, telefones para contato, e-mail, endereço residencial e informações sobre documentos pessoais. Em vez de entregar os currículos nas empresas, preferentemente envie-os por e-mail. 
Também aconselhamos o candidato a um emprego, qualquer que seja, a ter um perfil num site de relacionamentos como o Facebook, o Sonico, o Twitter, etc. É por esses meios que os empresários e os "caçadores de talentos" estão buscando pessoas cujos perfis coincidam com aqueles que combinem com suas empresas. Sendo assim, é necessário ter o máximo de cuidado com o que se publica nos sites de relacionamentos e nos blogues. Esta é uma advertência válida tanto para pessoas que buscam emprego quanto para as que já estão empregadas, pois estas podem ser demitidas - é claro que nestes casos muitos empresários alegarão outras razões para não prejudicar o demitido ainda mais. 
Lembre-me de publicar um artigo alertando sobre isto quando vi, num site de relacionamento, uma pessoa incentivando alguém a consumir "pinga com limão". Mesmo que esta não tenha sido a intenção do autor do site, pode ser interpretado como uma apologia ao alcoolismo. Num de seus vídeos, o consultor empresarial Mário Persona conta o caso de uma de suas ex-alunas, que publicou no Orcut uma fotografia com várias garrafas de bebidas alcoólicas vazias. Persona, que tem um alto grau de experiência sobre consultoria empresarial, alerta que tais atitudes são praticamente pedidos de demissão ou levam tais pessoas à condenação ao desemprego por toda a vida. 
O mesmo cuidado deve ser tomado com relação a outros detalhes: palavrões, ofensas pessoais por qualquer razão que seja e contra quem quer que seja, etc., ajudam  acumular muitos pontos contra o autor do site. Trata-se de uma censura? Na minha opinião, trata-se de uma questão de bom senso.