quinta-feira, agosto 18, 2011

Brasil: desempregos à vista!

As informações do UBS
sobre o custo de vida no Brasil
retratam uma realidade alarmante.
Empresários de todos os setores
estão muito preocupados.


As notícias que estão sendo veiculada desde ontem pelos principais jornais do mundo e por todos os veículos de informação do país está gerando debates em programas de rádio e televisão e se destacando como as principais manchetes dos jornais impressos e online do país. No Brasil, empresários de todos os setores então muito preocupados - e com muita razão. Segundo os jornais, tanto as empresas como os setores governamentais admitem: o fato é que, apesar de ter ocorrido aumentos nos salários dos trabalhadores nos últimos cinco anos, o poder de compra dos brasileiros caiu muito. Apesar dos salários terem sido aumentados, o consumidor brasileiro tem hoje menos condições de consumir do que tinha há cinco anos.
As informações são baseadas no relatório divulgado pelo UBS (Union Bank of Switzerland - "Banco União da Suíça"), uma rede de serviços financeiros globais da Suíça que inclui bancos de investimentos e prestadores de serviços de ativos e de fortunas para clientes privados, corporativos e institucionais em todo o mundo. O relatório traz o resultado de uma pesquisa sobre o custo de vida em 73 cidades do mundo, incluindo Nova Iorque (Estados Unidos) e duas cidades brasileiras: São Paulo e Rio de Janeiro. 
Segundo o UBS, o poder de compra dos habitantes dessas cidades caiu muito nos últimos cinco anos. Nas duas cidades brasileiras, isto aconteceu por várias razões, mas principalmente por causa da valorização do real e do aquecimento da atividade econômica. Para você ter uma ideia de como isto acontece, basta dizer que a "valorização do real" significa a queda da circulação do dinheiro no mercado. Dinheiro é mercadoria; portanto, como ocorre com qualquer tipo de mercadoria, quanto menos houver em oferta no mercado, mais valorizado (ou seja, mais caro) ele se torna. No artigo "O que é inflação" ( http://conban.blogspot.com/2011/08/3-o-que-e-inflacao.html ), o qual publiquei no domingo passado no blogue "Tudo que Todos Precisam Saber sobre Mercado Financeiro", você poderá encontrar explicações sobre como isto acontece. 
O relatório do banco suíço informa que, há cinco anos, o custo de vida nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro equivalia à metade do custo de vida de Nova Iorque, e atualmente o de São Paulo chega a 74%, e o do Rio de Janeiro a 79%, em relação ao da famosa cidade norte americana. Evidentemente São Paulo e Rio de Janeiro foram citadas por serem as principais cidades do país sob o ponto de vista econômico, mas certamente isto causa impactos em todo o território nacional. Além da inflação, ocorre a deflação (ver "O que é Inflação"): as empresas são obrigadas a reduzir os preços de seus produtos e serviços ao consumidor para aumentar o volume de vendas, as vendas a preços abaixo do custo geram prejuízos às empresas, estas precisam diminuir sua produção para diminuir custos, e a diminuição da produção causa a demissão de funcionários. É claro que torço para que eu esteja enganado, mas parece-me que estamos diante da ameaça de mais aumento do índice de desemprego. 

2 comentários:

  1. Olá Elias,
    gostei do texto
    "Perspectivas de mercado de trabalho para os jovens brasileiros" postado em fevereiro de 2010. Ele é de sua autoria? Gostaria de saber o autor, pois desejo levá-lo para sala de aula. Aguardo resposta. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Soares!
    Sim, o autor do texto sou eu. Sinto-me honrado por você ter escolhido meu texto e por prestigiar este blogue.
    Grande abraço, meu caro!

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo! Obrigado pela sua participação.