quinta-feira, abril 07, 2011

O Marketing Pessoal como Comprovação de Competência




Provavelmente você já ouviu muita gente dizer que "o hábito não faz o monge". Mas velhos ditados nem sempre correspondem à realidade, e aprendemos isto quando aprendemos algo sobre "marketing pessoal". Em conferências sobre esse assunto, frequentemente os conferencistas perguntam aos presentes se alguém dentre eles sabe dizer o que é "marketing pessoal", e as respostas quase sempre são relacionadas principalmente à roupa que uma pessoa veste. Isto tem muito a ver com o marketing pessoal, mas não é suficiente. Ou podemos dizer de outra forma: a roupa, o corte de cabelo, os sapatos - ou seja, a aparência da pessoa -  não são suficientes, mas são importantes.
As roupas, os sapatos que a pessoa usa, o corte de cabelo adequado, a barba bem raspada ou devidamente aparada, o vestido ou a calça comprida feminina adequados para a ocasião e o ambiente ajudam a formar uma aparência não apenas no sentido estético, mas de forma comprovar coerência. Não se deve ir a uma entrevista para emprego num banco, por exemplo, usando uma bermuda. As mulheres não devem usar trajes de gala para tais ocasiões, mas também não devem usar calças desbotadas. Quem vai a um baile de formatura precisa usar roupas que estejam em consonância com o que a maioria das pessoas usa nesses bailes: nos empregos ou nas entrevistas para empregos, a situação é a mesma.
Isto é só uma questão de aparência? Sim, mas é muito importante porque, nesses eventos, seja qual for a profissão que você exerce ou exercerá, podem estar presentes pessoas que futuramente poderão ser seus clientes potenciais. Uma roupa inadequada dará a eles a impressão de que você não se preocupa com a sua própria aparência. Aí vem um pensamento: "Quem não se preocupa nem com a própria aparência não vai se preocupar com as minhas necessidades; portanto, não é este o tipo de profissional que eu quero."
O mesmo acontece com quem pretende conseguir um emprego. Para os clientes de uma empresa, a imagem do funcionário é um reflexo da imagem da empresa. Para o empregador, o funcionário que não se preocupa com sua imagem pessoal perante outras pessoas provavelmente não se preocupará com a imagem da empresa que ele representará perante os clientes. Portanto, não o contratará. 
Como eu já disse, a aparência pessoal não é tudo. Eis abaixo alguns dos quesitos - não dá para citar todos aqui - que um bom marketing pessoal exige. 
O profissional de qualquer área de atividades precisa:
  1. Estar sempre pronto e capacitado para aceitar e enfrentar mudanças. No universo e na vida, tudo muda, na vida profissional não poderia ser diferente. As mudanças não ocorrem porque queremos, mas porque são necessárias e inevitáveis.
  2. Estar sempre consciente da necessidade de tomar atitudes para cumprir objetivos e obter metas desejadas e necessárias. Portanto, precisa estar consciente da sua competência para escolher as atitudes adequadas.
  3. Ter certeza de sua competência para focar problemas e manter sob controle os limites de preocupação, de frustração, de angústia, etc.
  4. Ter confiança em sua própria capacidade de enfrentar e até mesmo de superar obstáculos.
  5. Manter-se motivado.
  6. Ser sempre gentil e atencioso na maneira de lidar com todas as pessoas - clientes, colegas de profissão, colegas de trabalho, etc.
  7. Manter o bom humor, por mais que isto lhe pareça difícil (você deve ter reparado que, no vídeo, Mário Persona sorri quase o tempo todo). 
  8. Ser sempre pontual. O cumprimento do horário é de extrema importância para o cliente, e o que é muito importante para ele deve ser encarado pelo profissional como extremamente importante para si.
  9. Saber controlar suas emoções sem anulá-las. Elas poderão ser muito importantes para comprovar seu envolvimento com o assunto tratado ou o problema a ser resolvido.
  10. Evitar falar demais nem de menos, seja pessoalmente, por telefone ou através da internet. Falar demais pode representar tomar tempo do cliente. Falar de menos pode ser interpretado como dar pouca importância ao cliente. Não fale muito nem pouco, mas seja objetivo.
  11. Ter cuidado quanto ao linguajar em qualquer conversa. O excesso de gírias demonstra dificuldade em se comunicar corretamente e causa uma péssima impressão. 
Em suma, um bom marketing pessoal é um conjunto formado por boa aparência, comportamento adequado, facilidade de se comunicar, formas adequadas de obter e apresentar resultados e vários outros itens. O objetivo desse conjunto é comprovar que o profissional ou funcionário tem todas as condições necessárias para avaliar profundamente suas imagens. Sim, "imagens" - pois estou me referindo a duas: a imagem física, que nós chamamos de "aparência", e a imagem que se forma nas mentes das outras pessoas, que pode ser interpretada como competência, aptidão, capacidade, etc., mas que, sem os devidos cuidados, pode causar impressões negativas: inaptidão, incompetência, irresponsabilidade, falta de atenção, falta de comprometimento com os objetivos da empresa ou as necessidades do cliente, etc. Uma roupa não muito espalhafatosa, mas casual demais, pode gerar a impressão de desorganização, de rebeldia ou de desleixo. 
Qualquer que seja a profissão exercida, e por mais competente que o profissional seja em relação às suas atividades, isto não terá a menor importância se ele não souber se comunicar corretamente. A facilidade de comunicação se revela tanto na forma escrita como na forma oral. Eu já disse que, numa conversa, é preciso evitar muitas gírias e ser muito prolixo - é preciso ser objetivo. Na forma escrita, também são necessários cuidados. Uma vírgula no lugar errado pode mudar o sentido do que se quer dizer numa frase. Se eu escrevo "Hoje não haverá aula", estou obviamente dizendo que hoje não haverá aula. Porém, se eu equivocadamente colocar uma vírgula depois da palavra "não" - "Hoje não, haverá aula." - estarei dizendo que hoje não poderei assumir outro compromisso ou não ocorrerá outra coisa porque haverá uma aula. Explicações excessivas no texto também demonstram incapacidade de objetividade. 
Se a comunicação é importante, isto significa que a informação é importantíssima. "Comunicação" não é "informação", mas uma troca de informações. Portanto, para ter facilidade de comunicação, é preciso que o profissional se mantenha sempre bem informado. Como a quantidade nem sempre significa qualidade, não basta ter muita informação, é preciso ter competência para dar às empresas e aos clientes as informações que realmente sejam importantes para eles. 
Resta-nos reconhecer que, queiramos ou não, há muitas situações em que "o hábito faz o monge" -  e como faz! O cuidado com as roupas que você veste, com os sapatos que você calça, e até com o tipo de perfume que você usa (o perfume que é agradável para você pode não ser para pessoas que estiverem perto de você, portanto evite perfumes muito "fortes") é algo extremamente importante, pois é preciso combinar adequadamente as duas imagens como se fossem uma. É a isto que chamamos de "cuidar do marketing pessoal".