quinta-feira, fevereiro 11, 2010

Profissões - 1) Tecnologia de Informação (TI)

A tecnologia de informação (TI) é uma das áreas profissionais mais promissoras em termos de possibilidades de emprego, pois reúne todas as atividades e soluções advindas de recursos de computação. "Recursos", neste caso, são os insumos necessários ao processo de produção - na área de TI, o processo de produção tecnológica. Neste caso, os insumos (bens ou serviços utilizados para produzir outros bens ou serviços) incluem os equipamentos de informática, mas também itens não materiais - carga horária de trabalho, energia utilizada na produção, impostos e tudo que gera gastos financeiros. 
É uma área que inclui todos os recursos tecnológicos para armazenamento, processamento e comunicação. Uma das muitas tarefas do profissional de TI é determinar a forma como esses recursos devem ser organizados num sistema para executar várias tarefas, as quais envolvem equipamentos ("hardware"), programas ("software") e comunicação de dados. Todas as tarefas são relacionadas ao planejamento de informática, ao desenvolvimento de sistemas computacionais, ao suporte de software e a tudo que se relaciona à informatização. 

Mercado de trabalho

O avanço da globalização econômica mundial acontece principalmente por causa da ampliação gradativa da abertura do comércio internacional. Um dos setores que mais tem recebido benefícios graças a esse processo é o de informação, especialmente a televisão, a radiodifusão, a telefonia fixa e móvel, a computação e a internet. Isto amplia muito as perspectivas de vagas para emprego na área de TI, já que os processamentos de informação e de informatização são muito importantes para o bom desempenho, nas empresas, dos departamentos de finanças, planejamento de transporte, design (leia o artigo "O desing" em "Ética Empresarial e Gestão em Marketing" - http://www.eticamark.blogspot.com/ ), produção de bens, editoração, rédio e televisão. 
A TI não é exatamente uma profissão, mas um conjunto de todas as atividades profissionais desenvolvidas a partir de recursos da informática. É uma difusão em larga escala da transmissão de informações obtidas e analisadas através de avançados sistemas tecnológicos. Sua atuação ocorre na prestação de serviços através de domínio público ou privado. 
Ao que tudo indica, vagas para profissionais de TI dificilmente deixarão de existir. No entanto, para garantir emprego, não bastará ser apenas um profissional com formação em TI, e certamente não será suficiente ser um bom profissional. Será preciso ser excelente, pois a concorrência já está muito acirrada. 
Permitam-me ainda dar um conselho aos que ainda buscam uma profissão: não pensem apenas numa profissão com maiores possibilidades de vagas de emprego, é preciso que vocês se lembrem que o talento e a vocação ainda são muito importantes. Você pode até conseguir uma vaga para emprego mas, se não for um ótimo profissional, permanecerá nela por pouquíssimo tempo e logo será substituído. Lembre-se do que todos os empresários e especialistas em mercado de trabalho estão sempre alertando: "estamos no 'Século do Conhecimento'". 


Próximo artigo: "A possibilidade de trabalhar por conta própria".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Obrigado pela sua participação.