quarta-feira, abril 14, 2010

Se você ainda não aprendeu inglês, espanhol e francês, vai ter que aprender.

Se você é uma dessas pessoas que dizem "eu não quero aprender inglês porque não gosto", ou por causa do que chamam de "imperialismo americano", ou qualquer outra razão, você precisa saber duas coisas. Aquela época em que as pessoas podiam se dar ao luxo de aprender apenas o que gostavam acabou. Nos dias de hoje, se quisermos ser valorizados, somos obrigados a aprender o que queremos e muitas coisas que não queremos. Saber falar outros idiomas, por exemplo, está se tornando algo cada dia mais necessário para qualquer pessoa que queira exercer qualquer profissão, seja de nível técnico ou superior. Saber falar e escrever bem em inglês é fundamental para garantir sucesso em qualquer profissão, seja no Brasil ou em qualquer país do mundo. As razões para isto, além de ser muitas, são bem profundas.
No Brasil, além do inglês, é muito importante também aprender o espanhol, principalmente por causa da participação do nosso país no Mercosul. E se você acha que isto é exigir muito, vá se preparando, porque já existem empresas que exigem que seus funcionários dominem muito bem o inglês, o espanhol e um terceiro idioma estrangeiro - preferencialmente o francês.

Razões que nos obrigam a ter um bom domínio de inglês

É muito fácil entender por que o inglês é tão necessário no currículo de um profissional de qualquer área. Isto não ocorre apenas porque é o idioma falado nos Estados Unidos.
Os números já tornam essas razões bem claras. O inglês, como idioma oficial, é usado por mais de 350 milhões de pessoas no mundo, e é usado como forma de comunicação por um número ainda muito maior que envolve pessoas não nascidas e que não vivem em países de língua inglesa. Algumas das razões para isto foram as conquistas do Império Britânico ao longo de sua história. Atualmente, muitos dos países que já fizeram parte do império formam uma espécie de associação voluntária chamada "Commonwealth of  British Nations" ("Comunidade das Nações Britânicas"), que até 1946 se chamava "British Commonwealth" ("Comunidade Britânica"). A Comunidade é composta por 50 países membros como Estados independentes e um grande número de colônias como o arquipélago das Bermudas, as Ilhas Falklands (ou "Malvinas") e Gibraltar, onde o governo britânico é responsável pela defesa, relacionamentos com outros países e segurança internacional.
Há. ainda, o Reino Unido, o qual muitas vezes é confundido com a Comunidade das Nações Britânicas. O nome oficial é "United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland" ("Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte"). Sua sigla em inglês é "U.K." ("United Kingdom"). Inclui quatro países (Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales), muitas ilhas pequenas e a região nordeste da ilha da Irlanda. Em todas essas áreas obviamente o idioma oficial é o inglês, assim como em ex-colônias britânicas que hoje são alguns dos países de grande importância econômica mundial, como os Estados Unidos e o Canadá na América do Norte, a Austrália na Oceania e a Índia (*) na Ásia.
A razão que nos obriga a ter o domínio do inglês não é apenas o grande número de pessoas que usam o idioma como língua oficial no mundo. É que, além disso reafirmar a importância do inglês comercialmente,  é preciso considerar o avanço da globalização.
A globalização é um processo de integração econômica mundial que acontece como consequência da abertura do comércio internacional. É um mecanismo que busca reduzir custos  e aumentar produtividade na fabricação de mercadorias e no fornecimento de serviços que tem dois fatores como fundamentais para sua consolidação: a queda de barreiras alfandegárias e os acelerados avanços tecnológicos especialmente na área de informação.
Esses avanços tecnológicos acontecem principalmente na forma de mudanças frequentes no setor de informação,  destacando-se a telefonia móvel e fixa, a radiodifusão, a televisão, a computação e - obviamente - a internet. A combinação destes fatores provoca drásticas mudanças no processo produtivo. Consequentemente o inglês, como idioma que se destaca internacionalmente cada vez mais (**), torna-se evidente a obrigatoriedade do domínio desse idioma para o sucesso - mesmo apenas local - de todos os idiomas num futuro próximo.

Conselhos

Quando eu digo que você precisa aprender inglês, não me refiro a se dedicar apenas a aprender o que já se ensina dentro dos currículos escolares de primeiro e segundo graus ou de nível superior. Eu quero dizer que você precisa aprender inglês mesmo, dominá-lo muito bem.
Existem cursos pela internet, alguns gratuitos, mas estes só ajudarão você a conhecer algumas palavras e fazer alguns exercícios. Para aprender inglês você terá que se matricular numa boa escola de línguas. Escolha a que você considerar como a melhor, mas preferencialmente uma das mais conhecidas no Brasil.
Algumas universidades e faculdades brasileiras oferecem cursos de vários idiomas, inclusive de inglês, que são de alto nível e estão entre os que cobram taxas mais baratas. Esses cursos são oferecidos através de um sistema de parceria entre o Ministério da Educação e a Cambridge University. Não precisa ser universitário para realizar os cursos, que são também oferecidos para crianças. E se você tem filhos que ainda são crianças, matricule-os num curso de inglês imediatamente, pois eles vão precisar disso no futuro - e quanto mais cedo começarem, melhor para eles.

A necessidade de aprender espanhol no Brasil

O espanhol é o segundo idioma mais falado e o segundo considerado comercialmente como o mais importante no mundo.  Perde apenas para o inglês. É o idioma oficial em 21 países que totalizam uma população de mais de 450 milhões de pessoas. É também falado por mais de 100 milhões de estudantes estrangeiros que estão nesses países e por mais de 600 milhões de pessoas de outras nações por razões diversas.
No Brasil, a aprendizagem do espanhol se tornou muito importante porque centenas de empresas que operam em nosso país tem negociações com empresas de países onde o espanhol é o idioma oficial. A própria Espanha é um dos países que mais investem no Brasil.
Além disto, o Brasil é o único país da América Latina e o único do Mercado Comum do Cone Sul (Mercosul) onde o espanhol não é o idioma oficial. O Brasil comercializa muitos produtos e serviços com países como a própria Espanha, a Bolívia, a Argentina, o México, a Venezuela e o Chile, todos hispanoablantes (***). Soma-se a isto o avanço da globalização, que também nos traz motivos de sobra (****) para dominarmos o espanhol.

Matricule-se numa escola de línguas

Tenha o cuidado de não cometer o erro de pensar que não é preciso aprender espanhol por ser um idioma muito parecido com o português. Ao tentar conversar com um hispanoablante, você perceberá que não é capaz de entender coisa alguma do que ele diz. Isto porque algumas palavras são escritas de forma igual nos dois idiomas, mas as pronúncias são diferentes; outras palavras são escritas e pronunciadas da mesma forma, mas tem significados bem diferentes.
Não se limite a fazer cursos através da internet. Aprender outro idioma é como voltar a aprender a falar, mas levando em consideração que você não é mais um bebê, e que portanto terá que aprender num tempo bem menor. Isto é algo que você só conseguirá através do contato pessoal com quem conhece o idioma muito bem. Os cursos pela internet ajudam muito, mas não tornam você fluente num idioma estrangeiro, qualquer que seja. Escolha uma escola de idiomas que tenha grande credibilidade e matricule-se. Os adultos também devem matricular crianças, pois elas precisarão muito disso no futuro, e quanto mais cedo elas começarem a aprender, melhor será o resultado final.


(*) Na Índia, existem mais de 400 idiomas, segundo cada região do país. O inglês é um deles.
(**) Observe os termos técnicos profissionais mais usados, mesmo quando os textos são escritos em português: "know how", "joint venture", "marketing", etc. Na medicina, até mesmo o nosso ADN (ácido desoxi-ribonucléico) é mais conhecido como "DNA" ("desoxirribonucleic accid").

(***)Hispanoablante - que fala em espanhol.


(****) Os mesmos motivos que nos levam a aprender inglês.


Referências:
  • Wikipedia
  • Almanaque Abril - Mundo - Editora Abril - São Paulo, SP
  • Revista "Carreira & Negócios" no. 2 - Editora Dibra - São Paulo, SP

4 comentários:

  1. gostaria de saber para as empresas brasileiras qual o idioma que "esta em falta", todo mundo fala inglês, o Árabe e o Chinês nao seriam necessários nas empresas? Qual o percentual da necessidade de idiomas menos "populares"?

    ResponderExcluir
  2. Olá, "Anônimo"!
    Idiomas como a árabe e o chinês são falados apenas em países cujos povos são originários dessas culturas. Observe que no Brasil, assim como em muitos outros países, tais idiomas são falados apenas por descendentes de imigrantes, muito mais com o objetivo de apenas manter uma tradição cultural. Do ponto de vista empresarial, e portanto interessante não somente para as empresas brasileiras como para as de qualquer país, o idioma mais importante é o inglês. Isto acontece por várias razões: é falado oficialmente em 53 países que integram organizações como a das Nações Unidas (ONU), do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), A a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Organização do Comércio Internacional (OCI), o Tratado Norte Americano de Livre Comércio(NAFTA), o Pacific Islands Forum - "Forum das Ilhas do Pacífico" (PIF), a União Européia (UE), o UKUSA (United Kingdom/United States of America - tratado internacional de segurança estabelecido entre o Reino Unido e os Estados Unidos da América) e outras entidades internacionais. São mais de 400 milhões de pessoas que falam inglês por terem nascido e viverem em países que têm o inglês como idioma oficial, e mais de 300 milhões de pessoas que falam inglês por diversas outras razões em todo o mundo. Esses dados são mais do que suficientes para justificar a importância comercial do inglês. Os árabes abastecem o mundo com seu petróleo, mas isto não torna o idioma árabe comercialmente tão influente.
    No Brasil, o espanhol é o segundo idioma estrangeiro mais importante porque é o único país de língua oficial não espanhola na América do Sul e o único membro do Mercosul cujo idioma oficial não é o espanhol.
    Em terceiro lugar na escala de importância comercial e cultural, mundialmente. vem o francês. Afinal, é a França quem ainda dita as tendências de vestuário, alimentação (o mundo inteiro ainda admira a famosa culinária francesa), e a influência do francês dentro do inglês é bem visível através da presença de palavras como "sovereign", "court", "advise", mutton", etc.
    Na verdade as razões comerciais são, em grande parte, provenientes das razões culturais. O inglês, o francês e o espanhol ainda são os três idiomas que mais influenciam o mundo culturalmente. São também os três idiomas (principalmente o inglês) que predominam nos blocos econômicos. Como o avanço da globalização torna as relações culturais e comerciais entre as nações cada vez mais estreitas, a aprendizagem desses três idiomas para o exercício de qualquer profissão se torna cada vez mais necessária no Brasil e em qualquer outro país.

    obrigado pela sua participação no "Profissões e Mercado de Trabalho". Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Você acha que deveríamos considerar o espanhol como a segunda língua no Brasil? Por quê?

    ResponderExcluir
  4. Ólá, Anônimo!

    Eu não disse que o espanhol deve ser considerado a segunda língua no Brasil. Eu disse que ele é o segundo idioma comercial e culturalmente mais importante no mundo(o primeiro é o inglês). O setor que mais se beneficia com o inevitável avanço da globalização é o de tecnologia da informação. As informações via telefonia,televisão, internet, etc., chegam cada vez mais rápido a praticamente todos os lares no mundo. Com isto , cada pessoa no mundo terá que adquirir cada vez mais conhecimentos se quiser sobreviver. Por isto, o profissional de qualquer área de atividade que não tiver um bom domínio de inglês, espanhol e pelo menos mais um terceiro idioma estrangeiro fracassará em pouco tempo.
    O Brasil é o único país da América Latina e o único membro do Mercado Comum do Cone Sul (Mercosul)cujo idioma oficial não é o espanhol. Em termos de relações profissionais e comerciais, estes dois fatos já tornam imensamente importante o domínio do espanhol para todos nós. Com o avanço da globalização, que não é um fenômeno que alguém queira ou não quieira que aconteça, mas que já começou desde o século XVI quando as nações europeias conquistaram relações comerciais com outros continentes, atualmente o setor que mais se beneficia é o de informação, devido ao avanço da tecnologia de informação (televisão, computação, etc.) Essa aproximação comercial e de informação entre as nações do mundo nos leva a todos a duas grandes necessidades: adquirir sempre mais e mais conhecimentos e dominar o inglês e o espanhol, as principais línguas do mundo, comercial e culturalmente.Profissionais e empresas atuantes em qualqer área que não se prepararem dessa forma logo fracassarão.

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo! Obrigado pela sua participação.