segunda-feira, abril 25, 2016

Comportamento Adequado no Ambiente de Trabalho

Ilustração: Aquivo Google
O conhecimento profissional
é importante 
para obter emprego,
mas o comportamento adequado 
é necessário para se manter no emprego.

Habilidades e conhecimentos técnicos são requisitos básicos, mas o comportamento no trabalho - o que falar, como falar, o que fazer, como fazer - tem que seguir determinadas regras e limites. Não se trata de desrespeito à liberdade de expressão ou algo parecido; trata-se de bom senso para garantir uma convivência saudável com os demais funcionários. Por isto, alguns comportamentos que são comuns no dia-a-dia em outras situações precisam ser evitados no ambiente de trabalho. A qualidade no relacionamento com colegas de trabalho é primordial para destacar um profissional entre outros profissionais da mesma área que talvez não tenham essa mesma preocupação. Mesmo sendo altamente capacitados em suas atividades profissionais, são considerados péssimos profissionais aqueles que não buscam promover comportamentos que tornem os relacionamentos mais confortáveis para todos.
No dia-a-dia, as pessoas costumam falar muitas gírias e palavrões. No ambiente de trabalho, há colegas que não gostam desse tipo de linguagem. Gírias e palavrões não são coisas necessárias e são evitáveis. Portanto, não há razão para não evitá-los. Uma demonstração de boa educação em qualquer situação nunca é demais. Evitar falar de problemas pessoais durante o horário de trabalho, principalmente a pessoas não tão próximas, também é necessário, mesmo se estiver de mal humor. Para os demais funcionários, é extremamente chato ficar ouvindo problemas dos outros que eles não poderão ajudar a resolver, principalmente no horário de trabalho, quando eles precisam concentrar suas atenções em suas próprias atividades.  
As mesmas regras devem ser seguidas também por estagiários. Há empresas e outras organizações que, após o fim do estágio, contratam estagiários para compor o quadro de funcionários. Entretanto, muitos estagiários jogam essa oportunidade fora porque, durante o estágio, chegam atrasados e faltam ao serviço muitas vezes. Quem não cumpre suas obrigações totalmente durante o estágio, muito provavelmente não as cumprirá também como funcionário, e ainda concluirá o período com a fama de péssimo estagiário.
Ao atender ao telefone, a pessoa (estagiário ou funcionário) tem que dizer o departamento para o qual trabalha, o nome da empresa, seu próprio nome e "bom dia", "boa tarde" ou "boa noite", mesmo se não for o(a) telefonista. Não pode deixar a pessoa que ligou esperando muito, mas se isto for necessário deve informar que a demora ocorrerá e perguntar gentilmente se a pessoa pode esperar. Se a chamada for para outra pessoa que talvez não possa atender aquele momento, deve-se informar que a pessoa procurada não poderá atender e solicitar que quem a chamou ligue novamente mais tarde se puder. Deve-se também anotar o nome da pessoa que ligou, da empresa (se for alguém de outra empresa) e que dentro de quinze ou 20 minutos retornará a ligação. A promessa de retornar a ligação deve ser cumprida dentro dos 15 ou 20 minutos prometidos, mesmo que seja para dizer que aquela pessoa ainda não poderá atender. 
Tanto os estagiários como os funcionários efetivados devem ter sempre em mente que a pontualidade é uma virtude profissional da mais alta importância. A preocupação em ser sempre pontual demonstra seriedade com compromissos. Essa pontualidade se refere tanto ao horário de chegar ao trabalho todos os dias quanto ao cumprimento de prazos. Ela comprova responsabilidade e organização das funções.
Também tanto os funcionários como os estagiários devem lembrar que assuntos pessoais ou comentários sobre boatos costumam causar tumultos. As regras de convívio social devem ser associadas às regras da empresa e todas têm que ser respeitadas, inclusive porque quem assinou os contratos com a empresa já as aceitou. Portanto, não obedecer às regras é faltar com a palavra dada. Isto é falta de ética, e é a partir da ética que os principais elos de confiança são estabelecidos. 

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