terça-feira, abril 26, 2016

"Com qual roupa eu vou?"

Não é em todos os casos
que os ternos ou os terninhos
são necessários 
ou adequados.
Porém, 

quem precisa
ou pretende usá-los
deve observar
as "dicas" nas fotos.


É comum mulheres e homens terem esta dúvida quando têm que se preparar para uma entrevista para emprego, principalmente se for o primeiro. Porém, é importante lembrar que aquele ditado que diz que "o hábito não faz o monge" não corresponde à realidade. O que você gosta de usar, principalmente no que se refere ao vestuário, revela muito mais sobre você do que talvez você mesmo imagina. 
A forma como você se veste para uma entrevista influencia muito na possibilidade de conseguir um emprego ou não. Toda empresa estatal ou particular, todo órgão governamental, etc., sabe que, para a clientela, a imagem do funcionário representa a própria imagem da organização para a qual ele trabalha. Para a maioria das pessoas, a aparência de uma pessoa diz muito sobre ela - e elas não estão enganadas: o cuidado com a aparência também revela o cuidado com coisas mais importantes. Portanto , para o empregador, mesmo que o candidato ou a candidata a um emprego comprovem suas habilidades profissionais, a forma como ele ou ela se apresentam é fundamental. Quem não se preocupa com a própria aparência dificilmente conseguirá convencer que se preocupa com a imagem pública da organização, a qual ele ou ela terá que ajudar a preservar. 
Essa imagem não se refere apenas quanto à aparência dos candidatos a empregos, mas também quanto à aparência e ao comportamento dos funcionários. Portanto, quem pretende se manter no emprego tem que se manter atento a isto. Quanto ao comportamento no local de trabalho, leia aqui. Quanto à maneira de se vestir, leia abaixo. 
A estilista Danny Padilla diz que a cor da roupa revela muito sobre a personalidade de quem a usa. Para uma entrevista para emprego é preciso prestar atenção nas cores que você utilizará. Escolha sempre tons que não chamem muita atenção. Na dúvida, o preto e o branco são as escolhas mais convenientes, mas se preferir outras cores, observe a melhor combinação entre elas e que não sejam cores fortes.
Para ocupar uma vaga de estágio ou trabalhos de nível júnior, os homens podem usar uma calça jean que não esteja desbotada com uma camisa lisa (sem estampas). Algumas pessoas costumam usar camiseta, mas é melhor evitar. Se for para emprego de nível sênior, usar um terno é uma boa ideia, mas com o paletó abotoado. O terno com paletó aberto dá menos impressão de autoridade à imagem.
Os ternos só são interessantes em casos de empregos de níveis mais elevados. Para cargos de estágio, júnior ou pleno, há peças alternativas como o blazer, o cardigan, etc. Veja as diferenças nas fotos abaixo. 
1 - Terno; 2 - Blazer; 3 - Cardigan.

Se você, homem, precisar usar traje esporte fino ou social, os sapatos são sempre a escolha mais adequadas. Há situações em que um par de tênis sóbrio, sem cores extravagantes, ajudam,mas é sempre recomendável usar sapatos, pois assim não há como errar.
Mesmo nos casos em que não há exigência de muita formalidade, é importante não ser informal demais, tanto na maneira de falar, de se comportar como na de se vestir. Se você usa um "piercing", por mais discreto que ele seja, retire-o. Pode parecer exagero, mas lembre-se: quando você estiver empregado, sua imagem representará a imagem da empresa. Isto é uma das coisas que o empregador espera de você. Quanto às roupas, ser informal demais pode causar uma imagem que pareça descomprometimento. Tudo isto tem a ver com uma coisa chamada "marketing pessoal". Por isto, para saber mais detalhes a respeito e obter mais "dicas", leia aquiaqui e aqui.


Fotos: Arquivo Google.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Obrigado pela sua participação.