quinta-feira, junho 28, 2012

Sua Vida Depende Muito do seu Marketing Pessoal

Seu marketing pessoal
é mais do que
seu modo de se vestir,
seu jeito de falar
ou de se sentar a uma mesa.


O marketing pessoal é algo tão importante que não é exagero dizer que sua profissão e sua sobrevivência dependem dele. "Marketing pessoal" é tudo que você veste, como você se senta a uma mesa ou em qualquer outro lugar, o que você faz ou diz em qualquer situação. Enfim, é como você se comporta de uma maneira geral, inclusive - e até principalmente - nas redes sociais da Internet. Atualmente, para conseguir emprego ou se manter nele, ou mesmo para conseguir sobreviver trabalhando por conta própria, a comprovação da capacidade profissional é muito importante mas não é suficiente. Tanto os empregadores como os clientes estão se tornando cada vez mais exigentes quanto à conduta moral e social das pessoas, considerando isto mais importante do que a habilidade e a experiência profissionais. 
O marketing, muitas vezes erroneamente confundido com "propaganda", é um processo de gestão empresarial. A propaganda visa promover produtos e serviços destacando suas supostas qualidades para consumidores  ou clientes em geral. O marketing determina que tipo de produto ou serviço pode interessar a um determinado tipo de consumidores ou de clientes e quais são as melhores estratégias a propaganda, as vendas e o desenvolvimento dos negócios.  Conclui-se, portanto, que o marketing pessoal, como o nome já diz, destaca como "produto" a própria pessoa, como profissional e como pessoa. Os clientes e consumidores de qualquer tipo de produto ou serviço estão cada vez mais exigentes, de tal forma que a capacidade do profissional realizar seu trabalho é cada vez mais importante e que o cuidado com que ele deve ter com seu marketing pessoal é muito mais importante ainda.  O marketing pessoal é uma importantíssima relação entre a capacidade profissional e o próprio profissional, incluindo sua aparência (as roupas que usa, etc.), suas condições intelectual e espiritual, etc. 
Você pode até perguntar: "O que o que eu faço nas redes sociais online ou na minha vida particular tem a ver com a minha capacidade profissional?" Eu explico:
A relação entre sua capacidade profissional e suas características pessoais está no fato de que, como profissional, por mais que você invista em capacitação e especialização em sua área de atividades, isto não terá valor algum se suas atitudes pessoais não agradarem a seus clientes. É preciso que você demonstre ser uma pessoa interessante, muito bem informada sobre tudo que você conseguir e que tenha muita habilidade com comunicação, "network" ("trabalho em rede"), relação interpessoal, oratória, etc. Hoje em dia muitas pessoas se relacionam profissional e socialmente através das redes sociais online (Facebook, Twitter, etc.). Se você utiliza uma rede social postando palavrões, fotos inadequadas, etc., você corre sério risco de ficar desempregado e de não conseguir trabalhar nem por conta própria por toda a sua vida. 
Exagero? Não. Lembra-se daquela estudante de direito São Paulo que fez postagens que muita gente considerou como preconceituosas no Orkut? Por decisão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ela está impedida de exercer a profissão de advogada pelo resto da vida. Terá que escolher uma outra profissão qualquer - mas ainda assim sabendo que de qualquer forma dificilmente conseguirá sobreviver, pois já ficou nacional e internacionalmente prejudicada por suas postagens.
É uma questão de desenvolvimento pessoal, o qual depende muito de um conjunto de diversos conhecimentos, conceitos, recursos e técnicas para o desenvolvimento profissional e a realização pessoal. Isto pressupõe um desenvolvimento observado através do comportamento pessoal - o falar, sobre o que falar, como falar, onde falar, com quem falar, como se vestir, como se comportar durante uma festa ou qualquer outro evento, etc. 
Em outras palavras, o desenvolvimento pessoal tem tudo a ver com demonstração de autoconhecimento, realização pessoal, realização profissional, planejamento pessoal, administração do tempo, comunicação, qualidade de vida, capacidade de realizar empreendimentos importantes, poder mental, capacidade de liderança, motivação, produtividade, controle financeiro pessoal, poder e marketing pessoal. O autoconhecimento tem por finalidade, neste caso, a busca de uma comprovação definitiva de que você é realmente senhor(a) de si mesmo(a), porém respeitando todos os direitos de todas as outras pessoas e mantendo o comportamento ético mais adequado possível. 
A comunicação é simplesmente a troca de informações entre duas ou mais pessoas. Porém, cada pessoa transmite sua informação ou interpreta a informação recebida de outras segundo sua formação educacional, suas experiências pessoais, suas próprias opiniões, suas emoções, etc. Cada pessoa tem seu repertório cultural exclusivo,  e por isto entenderá as informações recebidas segundo suas próprias particularidades, e transmitirá suas informações às outras pessoas da mesma forma. Isto naturalmente pode causar muitos choques culturais. Por isto antes que as postagens feitas em blogues e redes sociais online sejam publicadas, elas tem que ser muito bem pensadas, cuidadosamente elaboradas, e muitas devem ser simplesmente evitadas. 

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