segunda-feira, julho 16, 2012

Jornalistas precisam saber lidar com interatividade, hipermediabilidade e multimediabilidade.

A globalização e o avanço tecnológico da Internet
trazem novos desafios
e novas necessidades 
principalmente para o setor de informação.
No caso do jornalismo, 
falar e escrever corretamente, 
saber fazer entrevistas, etc., 
já não são mais condições suficientes. 

Mário Persona, conceituadíssimo consultor empresarial e especialista em mercado de trabalho, costuma dizer que muitos jornalistas escolheram a profissão por gostarem muito de escrever. "Eles gostam tanto de escrever que passam quase todo o horário de trabalho escrevendo e, quando chegam em casa, fazem postagens em blogues, sites e redes sociais." - diz Persona. Ele tem razão, mas atualmente gostar de escrever ou ter talento para fazer entrevistas, reportagens, mediar debates e realizar outras atividades tradicionalmente típicas do jornalismo não são mais suficientes. 
A globalização avança em velocidade cada vez maior, constituindo um processo de integração econômica mundial que amplia a abertura do comércio internacional, reduzindo custos e ampliando a produtividade na fabricação e comercialização de bens e serviços entre os países. Isto é sustentado por dois pilares: a queda de barreiras alfandegárias e o avanço tecnológico principalmente na área de informação. Essa combinação provoca drásticas mudanças no processo produtivo e provoca uma aproximação cada vez maior entre as nações, sobretudo no que diz respeito a influências culturais. 
Por todas estas razões - e por muitas outras que com certeza ainda surgirão - o jornalismo como vem sendo realizado, seja na forma impressa (jornais, revistas, etc.), televisiva ou radiofônica, continuará existindo por alguns anos, porém cada vez mais dependente da nova modalidade que está surgindo e se ampliando: O jornalismo online, que também já é conhecido como "ciberjormnalismo", "webjornalismo", "jornalismo eletrônico" ou "jornalismo digital". De um lado, os profissionais que já estão atuando terão que se adaptar às novas necessidades para se manter no emprego. De outro lado, os novos profissionais precisam saber que, para conseguir emprego são necessários talentos para as atividades tradicionalmente já conhecidas e para as atividades impostas pela Internet. Destacam-se entre estas a alta capacidade para interatividade, a hipermediabilidade e a multimediabilidade. 
"Comunicação" é a troca de informações entre duas ou mais pessoas. A interatividade é a comunicação imediata entre duas ou mais pessoas ou entidades. A hipermediabilidade é um conjunto de hipertextos - textos em formato digital aos quais são adicionadas informações em forma de blocos de textos, palavras, sons, imagens, etc. Os hipertextos podem ser acessados através de "hiperlinks" ("hiperligações" em inglês), que também são chamados de "links" ("ligações"). Os links são referências relacionadas a várias partes do hipertexto e de outros documentos. 
A multimediabilidade é um ponto de encontro entre as mídias tradicionais de imagem, texto e som  para narrar um fato. Isto acontece por meio de um processo de digitalização da informação e da subsequente circulação e/ou disponibilização da mesma em vários suportes que ajudam a agregar informações complementares.
Atualmente ainda se discute a possibilidade de ampliar a tradicional técnica do jornalismo impresso chamada "piramide invertida" para publicar notícias online. No entanto, isto só será possível se o recurso permitir uma estrutura que facilite para que o leitor desenvolva sua própria forma de ler a notícia. Portanto, o hipertexto deverá se tornar cada vez mais utilizado, pois é uma das mais poderosas ferramentas de publicação da Internet. 

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