terça-feira, setembro 23, 2014

Especialista Diz Como Você Deve se Preparar para um Processo Seletivo

O processo seletivo está cada vez mais difícil,
mas essa dificuldade é necessária. 
Há casos
em que o processo seletivo

tem 15 ou 20 etapas.


Precisa ser tão difícil assim? Lamento ter que dizer isto, mas a resposta que tenho a dar à maioria dos candidatos a empregos no Brasil é "sim". Aliás, esta é a mesma situação em qualquer país. Entre outras razões, o avanço da globalização mundial força as empresas a serem cada vez mais competitivas nos mercados internacional e nacional. Este é um dos motivos que leva os países a organizarem parcerias através dos chamados "blocos econômicos", como o Mercosul (Mercado Comum do Cone Sul) e outros. Mesmo as micro-empresas precisam estar bem preparadas para esta realidade. Nos seminários, workshops, conferências e todos os tipos de encontros nacionais e internacionais de profissionais de diversas áreas, sempre se chega a uma conclusão relacionada a todas as profissões: a cada ano as empresas são obrigadas a fazer mais exigências sobre as competências de seus funcionários. Portanto, se você for convidado a participar de um processo seletivo, não pense que isto já é uma "quase garantia" de emprego: muita coisa ainda virá pela frente até que seu emprego seja garantido. Dependendo de cada caso, o processo seletivo poderá ter 15, 20 etapas ou mais.
Em primeiro lugar, lembre-se da importância da "primeira impressão". Isto quer dizer que a roupa que você usará para a primeira entrevista é um quesito extremamente importante. Para isto, veja as dicas aqui as "dicas" da estilista Dany Padilla: "Com que roupa eu vou?". Obviamente a roupa não a única coisa importante, pois estou me referindo ao seu "marketing" pessoal. Portanto, você precisa observar atentamente as "dicas" do especialista em consultoria, comunicação e marketing empresarial Mário Persona ("O Marketing Pessoal Como Comprovação de Competência"). Pensa que isto basta? Nada disto. Seguem abaixo mais exigências. 
Narita Oliveira é gerente de recursos humanos (RH) da Starbucks Brasil (veja o site da empresa para conhecê-la melhor, acessando-o pelo link que está no rodapé deste artigo). Ela explica: "Se você vai atuar na área de compras da empresa, é claro que você não terá que apresentar um currículo de comprador, terá que ser um currículo de coordenador de compras. Você pode apresentar vários currículos que abordam suas experiências de maneiras diferentes para um cargo específico, mas se você apresentar um currículo generalista, concorrerá a cargos generalistas com pessoas generalistas." Com isto, ela quer dizer que, se você apresentar um currículo generalista (na Starbuck ou em qualquer outra organização), você vai enfrentar uma concorrência bem maior.
Seja qual for o cargo que o candidato a emprego deseje, seja qual for o porte da empresa, o cuidado com o marketing pessoal é imprescindível. Isto não se refere somente à roupa, mas também à maneira como fala, como se senta, como se comunica, etc. Em suma: a postura durante a entrevista é fundamental.
Num processo seletivo, não se preocupe apenas com as perguntas que o entrevistador fará. Prepare-se também para fazer perguntas a ele. Ele espera isto de você. Ele quer saber se você preenche os requisitos da empresa mas quer saber também se a empresa preenche os seus requisitos. Isto significa que quem pretende disputar uma vaga para emprego precisa demonstrar que conhece bem a empresa, o ramo em que ela atua, a situação dela no mercado, etc. As perguntas que o candidato deve fazer devem ser referentes ao que a empresa espera dele, às qualidades que a empresa prioriza, aos critérios de remuneração, etc.
É interessante procurar saber quem serão seus futuros chefes e como é o comportamento deles. Tenha o cuidado de não fazer parecer que você está interessado na vida particular dessas pessoas. Demonstre que você tem preocupação em saber com quem você lidará durante o trabalho. Este é um fator importantíssimo para qualquer organização que queira contratá-lo.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Obrigado pela sua participação.