sexta-feira, outubro 04, 2013

Aprenda Inglês ou Fique Desempregado - a escolha é sua.

Ilustrações com estas
são muito frequentes em livros e revistas
e trazem uma mensagem bem clara.
If you 
don't speak English,
you will not have conditions
to compete
for jobs. 










Se você não entendeu o que está escrito em vermelho, você precisa começar a aprender inglês desde já. Se você entendeu, isto  significa apenas que você tem pelo algum conhecimento sobre ele, mas ainda está longe de ser o suficiente para colocar você em condições de competir no mercado de trabalho. A tradução da mensagem em vermelho é esta: "Se você não fala inglês, você não tem condições para competir por empregos".
Mesmo quem domina o idioma inglês muito bem precisa estar melhorando sempre. Isto é muito importante, tanto para quem depende de empregos quanto para quem pretende trabalhar por conta própria, seja qual for a atividade profissional a ser exercida. Ilustrações como as que aparecem acima são cada vez mais comuns em livros, revistas especializadas, etc., quando o tema é "emprego" ou "mercado de trabalho". A mensagem que elas contém é bastante clara: o mundo está se globalizando, e quem não estiver atento à importância disto terá cada vez mais dificuldade para atuar em qualquer profissão. Para ter as condições mínimas necessárias para conquistar seu espaço no mercado de trabalho, é preciso estar preparado para o mundo. Para estar preparado para o mundo, é preciso ter o melhor domínio possível sobre idiomas estrangeiros, principalmente o inglês. As razões para isto são muitas, mas citarei aqui apenas algumas. Seguem abaixo:

O inglês continua sendo o idioma comercial e culturalmente mais importante do planeta porque é falado por mais de 375 milhões de pessoas como língua oficial, sendo a terceira língua mais usada oficialmente (o mandarim chinês e o espanhol são, respectivamente, a primeira e a segunda). No entanto, somando-se falantes de língua inglesa nativos e não nativos, o inglês se revela como a língua mais falada no mundo. É a língua oficial em 54 países e em vários grupos de nações, sendo os principais as Nações Unidas, a União Européia, a Comunidade das Nações, o Conselho da Europa, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN ou NATO), o Tratado Norte Americano de Livre Comércio (NAFTA - "North American Fee Trade Agreement"), a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Organização da Conferência Islâmica) e a UKUSA - um tratado de segurança que estabelece uma aliança entre Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia e o Reino Unido (Grã Bretanha e Irlanda do Norte).
Com o avanço da globalização, torna-se necessária a adoção de uma linguagem eficiente para a comunicação entre as nações, entre empresas e entre pessoas. Com tanta influência já exercida pelo inglês há tantos anos em o todo o mundo, é óbvio que este é o idioma mais adequado para isto. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo mesmo para quem queira trabalhar em casa ou exercer uma profissão liberal (trabalhar por conta própria). As empresas, especialmente as grande porte, tem clientes e filiais em diversas partes do mundo, e mesmo quem estiver pensando em criar uma micro empresa já precisa pensar em planos para exportar seus produtos e serviços. Hoje em dia, uma micro ou pequena empresa inciada visando apenas atender a necessidades locais ou regionais já não está mais em condições de competitividade e em pouco tempo terá que encerrar suas atividades.
Dentro de cada país, cada pessoa continuará falando e escrevendo em sua própria língua oficial. Porém é preciso entender que as sociedades estão cada vez mais se através da internet, da telefonia e de todos os meios de comunicação, nacional e internacionalmente. O mundo está rapidamente assumindo uma condição como se ele todo fosse uma única nação, embora cada país anda mantenha seus seus respectivos governos, suas leis específicas, etc. Isto faz com que profissionais de todas as áreas tenham que ter o melhor domínio possível de inglês. Falar e escrever bem em inglês já não basta, tem que dominar o idioma no melhor nível que puder e continuar buscando constantemente melhorar ainda mais.
Tudo isto também significa que não basta fazer um curso de inglês: o interessado terá que se empenhar muito. Para garantir o melhor grau possível de competitividade no mercado de trabalho, tem que  estar muito bem preparado para obter grande sucesso, porque bons profissionais, existem muitos: é preciso estar sempre entre os melhores dos melhores. Com o melhor domínio possível de inglês já está difícil para muita gente, mas sem ele será impossível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Obrigado pela sua participação.