sexta-feira, fevereiro 19, 2010

Como se comportar numa entrevista para emprego.

O comportamento que um candidato a um emprego em qualquer empresa ou organização não se restringe apenas ao momento da entrevista. Alguns detalhes devem ser observados antes da entrevista ocorrer. Em primeiro lugar, você precisa fazer o que os especialistas em marketing chamam de "marketing pessoal" - buscar conhecer o maior número possível de pessoas que possam se interessar em contratar um profissional da sua área de atuação, fazer com que elas o conheçam bem, percebam o seu perfil como pessoa e como profissional. 
Porém, se esse encontro se der casualmente em momentos de lazer, durante ma festa de casamento, numa praia, etc., evite falar muito sobre trabalho, esses momentos não são adequados para isto. Neste caso, pergunte à pessoa quando você poderá encontrá-la no local de trabalho para conversar a respeito, mas antes procure conversar sobre outros assuntos. Durante a conversa na festa ou na praia, procure demonstrar que está bem informado sobre coisas importantes que ocorrem no mundo - pessoas que se interessam em se manter bem informadas são sempre muito importantes para as empresas. 
Antes do dia da realização da entrevista, e se possível já desde a data em que a mesma foi combinada, procure saber tudo sobre a empresa, através de jornais, de noticiários na televisão, da internet, etc. Leia o site da empresa. Veja qual é o ramo de atividade da empresa, a posição que ela ocupa no mercado, os prêmios que ela pode ter recebido, obtenha todas as informações que puder. Para o empresário, é muito importante saber que está contratando um profissional que já conhece bem o perfil de atuação da empresa. Embora ele tenha acertado com você a data para a entrevista, certamente você não é o único candidato à vaga que ele oferece, ele ouvirá outras pessoas. 

O "currículum vitae"

Leve seu curriculum vitae para entregá-lo pessoalmente, ou envie-o através de e-mail da empresa, sem esquecer de colocar o nome completo e o cargo da pessoa a quem o mesmo se destina. Para saber como preencher o "curriculum vitae", leia o artigo "o curriculum vitae" no site "'Dicas' Fáceis para Redação" (http://www.redafacil.blogspot.com/). 
Evite colocar no curriculum informações que não sejam interessantes para a empresa. O empresário terá que ler muitos "curriculi vitae" (*) como o seu, portanto não terá muito tempo disponível para ler "curriculi" muito extensos. Inclua o mínimo de informações possível, apenas as estritamente necessárias. Crie um site ou blog na internet. Publique nesse blog artigos sobre você, os assuntos pelos quais você mais se interessa, ou seja, faça do blog uma revelação do seu perfil, mostrando de fato quem você é. Inclua a "url" (http:www...) do seu blog no curriculum vitae. Se for do interesse do empregador, ele lerá seu blog para conhecê-lo melhor. 
Tenha o cuidado de não colocar em seu blog coisas que possam comprometê-lo. Evite palavrões, excesso de gírias e fotografias comprometedoras. O consultor empresarial Mário Persona contou, numa de suas entrevistas, que certo dia ele viu num site de uma de suas ex-alunas uma fotografia de garrafas de uísque vazias. "Isto dava a impressão de que ela passou uma noite 'bebendo todas'", comentou ele. Certamente, um empregador jamais contratará uma pessoa com esse perfil.

A roupa

Na visão do cliente de qualquer empresa ou organização (governamental ou não), a imagem do funcionário é um reflexo da imagem da empresa. Portanto, pensando nisto,  o empregador observará tudo que você estiver usando durante a entrevista. Se você for do sexo masculino, evite piersings, brincos, use uma calça comprida em vez de bermuda, dê preferência a uma calça que não esteja desbotada, veja se a camisa combina com a calça, evite camiseta. Em vez de camisetas, camisa. Em vez de tênis, sapatos bem engraxados. Enfim, não precisa usar um terno, mas precisa estar tão bem vestido quanto você puder. Boné, nem pensar. 
O empregador precisa de um bom profissional, alguém que conheça bem o trabalho que terá que desempenhar. Porém, o empregador também precisa zelar pela imagem pública da empresa. Temos que aceitar a realidade de que vivemos numa sociedade que ainda não está preparada para aceitar certas coisas que, mesmo parecendo inofensivas, são reprovadas por muitas pessoas. Como eu já disse antes, para a clientela o funcionário é a imagem da empresa.
Se você for do sexo feminino, evite usar shorts, saias ou vestidos muito curtos. O empregador poderá pensar que, em vez de seus talentos, você está tentando mostrar "outros atributos" para convencê-lo a contratá-la. E certamente ele não a contratará, pois a empresa não precisa de uma mulher bonita e atraente, precisa de uma funcionária competente. Entretanto, mesmo a funcionária competente tem que se vestir de acordo com a forma como a posição da empresa perante a sociedade exige. 

O que dizer durante a entrevista

O entrevistador está trabalhando, portanto ele não tem muito tempo disponível. Por isto, evite tratar de assuntos que não sejam relacionados com o objetivo da entrevista. Seja o mais cortês possível, mas cuidado para não exagerar na cortesia, pois o entrevistador poderá pensar que você o está "bajulando". Não fale mal da empresa ou das empresas onde já trabalhou. O empregador não que saber de seus problemas com relação às empresas anteriores, quer saber que soluções você trará para a empresa que ele representa. Se você falar mal com relação ao seu emprego anterior, ele poderá achar que você poderá depois falar mal dele também para qualquer pessoa - logo, não o contratará. 
Evite informações que não foram solicitadas. Não omita detalhes importantes, mas informe apenas o que lhe for perguntado. 
Você não precisará demonstrar ser um profundo conhecedor da língua portuguesa, mas deverá evitar gírias e termos muito vulgares. 

O horário

O cumprimento do horário é importantíssimo. Se a entrevista estiver marcada para as 11 horas, esteja no local já às 10, ou pelo menos às 10h15m, e aguarde pacientemente pelo tempo que tiver que aguardar. O empregador poderá iniciar a entrevista com algum atraso - afinal, ele está trabalhando, e durante o trabalho podem ocorrer imprevistos importantes para ele. Mas você precisa do emprego; portanto, tem que demonstrar responsabilidade com relação aos seus compromissos, os quais incluem o cumprimento do horário.
O trânsito pode ficar ruim de repente por causa de uma batida entre carros, um acidente qualquer. Se você for ao local da entrevista com seu próprio carro ou de carona com alguém, o carro poderá ter um pneu furado, etc. Se for de ônibus, o ônibus poderá demorar. Enfim, saia de casa o mais cedo que puder para evitar imprevistos que possam causar atrasos. Será melhor chegar ao local da entrevista uma hora ou duas mais cedo do que perder a oportunidade de emprego.   

Conclusão
  
Os objetivos da entrevista não são apenas saber quais são suas pretensões salariais, qual é o nível de sua competência profissional,  ou quais são suas condições de empregabilidade em termos profissionais. O objetivo do empregador é conhecê-lo (ou conhecê-la) um pouco melhor. Durante a entrevista, ele estará, mesmo disfarçadamente, observando como você se veste, como você se senta, como você fala, se você está realmente atento a tudo que ele diz, se você observa detalhes do ambiente (escritório, etc.). 
Provavelmente, ao final da entrevista, o empregador lhe dirá que entrará em contato "quando precisar de você". Isto pode ter dois significados: 1) Ele realmente entrará em contato; 2) Caso você não tenha atendido a um dos requisitos acima, ele quis ser apenas educado, mas não o contratará. 
Espero que este artigo tenha sido útil para você. Desejo-lhe boa sorte. 


(*) O plural de "curriculum" é "curriculi"


No próximo artigo: "O que é 'empregabilidade"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Obrigado pela sua participação.