terça-feira, fevereiro 09, 2010

Frustração profissional - um perigo para o profissional e para a empresa.

Especialistas em gestão pessoal têm afirmado que muitos dos principais problemas que ocorrem nas empresas são causados pela sensação de inconformidade que alguns - ou mesmo apenas um - de seus funcionários tem com relação à sua situação dentro delas. Segundo eles, não são raros os casos em que essa "inconformidade" se transforma em frustração e, quando isto acontece, há riscos de problemas cujas gravidades podem ir além dos limites da imaginação. Segundo Angel Fragallo, editor da revista "Carreira & Negócios", um profissional frustrado não enxerga novos desafios no trabalho, encara a empresa como uma "sugadora de seu sangue". E alerta: "Essa frustração, quando aliada à falta de caráter, leva muitas pessoas a tentar tirar vantagem de toda e qualquer situação que possa favorecer sua condição individual."
Realmente, segundo especialistas, isto tem ocorrido com grande frequência em pequenas, médias, grandes e mega empresas em todo o mundo.  Muitas matérias publicadas nas páginas de economia dos principais jornais do Brasil e de outros países informam que o número de fraudes vem crescendo assustadoramente. Segundo a "Carreira & Negócios", no Brasil os prejuízos causados por golpes contra empresas entre 2003 e 2007 aumentaram de R$ 58 milhões para R$ 136 milhões.

As fraudes mais comuns

A revista informa também que as empresas especializadas em investigações de fraudes garantem que um grande número de golpes foi causado por profissionais frustrados. Lourenzo Parodi, autor do livro "Manual das Fraudes", diz que a média de perdas por fraude nas empresas brasileiras chega a atingir 8 % do faturamento e que, deste valor, mais de 80% se deve a fraudes com a participação de funcionários ou "colaboradores permanentes".
As fraudes apontadas como as mais comuns no Brasil são falsificação de compras ou superfaturamento;  lançamento e reembolso indevidos de pagamentos (exemplo: num jantar com um cliente, que custa R$ 200,00, o fraudador solicita uma nota de R$ 400,00 e exige o reembolso da diferença); desvio de mercadorias; falsificação de lançamentos contábeis, faturas e pagamentos de contas, impostos e outros; descontos excessivos para clientes; venda de informações confidenciais e operações irregulares no departamento financeiro (entre estas, as mais frequentes são referentes a pagamentos ou compras que não ocorreram).

Os motivos mais frequentes 

Lourenzo Parodi é sócio e diretor da Deall Riscos e Inteligência, uma empresa especializada em detecção, investigação, repressão e prevenção de fraudes. Ele diz que, de uma forma geral, o funcionário que conhece bem a operação da empresa sabe onde estão seus principais pontos fortes e fracos, e isto lhe dá uma grande vantagem que pode levá-lo à prática de atos de corrupção como desvios de clientes e negócios e conflitos de interesses quanto à formação de balanço e cálculos de participações.
É difícil prever quem são os participantes dos crimes antes que as investigações sejam concluídas. Parodi diz que há casos que envolvem o porteiro da empresa ou do edifício onde ela funciona, e há casos que envolvem até mesmo parentes do próprio empresário. O investigador afrma que ele mesmo já cuidou de casos em que filhos dos empresários, que eram diretores ou tinham alguma forma de poder em relação às empresas, foram autores de fraudes contra as mesmas.
O que a frustração profissional tem a ver com tudo isto?
Os especialistas em investigações de fraudes nas empresas apontam várias razões que facilitam essas ocorrências. Uma delas é a fragilidade no processo de contratação. Para eles, os departamentos de recursos humanos (RH) e de segurança devem trabalhar de forma integrada, com critérios, normas e procedimentos de segurança para evitar contratações de pessoas com perfis inadequados.
Eles também afirmam que os pontos vulneráveis no controle interno das empresas não são raros. Com muita frequência, as investigações também comprovam ausência de supervisão, de métodos tecnológicos que registrem acessos a certas informações. Mas informam também que, entre os casos mais comuns, estão os aliciamentos de funcionários por concorrentes que prometem recompensa financeira ou cargos hierarquicamente mais elevados e com salários mais altos. Ou seja: aliciam os funcionários profissionalmente frustrados em relação à sua situação na empresa.
Há também os casos em que funcionários frustrados "puxam o tapete" para derrubar colegas de trabalho que conseguem progredir na empresa. Neste caso, provavelmente o funcionário não é frustrado porque a empresa não o valoriza, mas porque é incompetente - é provável que o outro funcionário tenha sido mais valorizado por demonstrar maior competência.
Porém, os conflitos entre funcionários podem também ser causados por falhas nas formas  de comunicação, que geralmente resultam em falta de clareza das funções e atividades de cada um deles. Isto também gera frustração profissional e conflitos entre colegas.
Para evitar a frustração causada pela incompetência
Tanto para quem ainda escolherá sua profissão tanto para quem já atua na que escolheu, nunca é demais seguir alguns conselhos daqueles que tiveram mais experiência. Por isto, escolhi algumas frases ditas ou escritas por pessoas bem sucedidas.
  • William Sheakespeare, teatrólogo inglês - "A vida é como uma peça de teatro que não foi ensaiada."
  • Albert Einstein, cientista alemão - "O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é o dicionário".
  • Lao Tse, filósofo chinês: "A caminhada pode ser longa ou curta, mas sempre começa pelo primeiro passo. Por isto, este é o passo mais importante."
  • Kung Fu Tzu ("Confúcio"), filósofo chinês - "Aquele que só tenta se defender se esconde abaixo do nível do solo, mas aquele que está preparado tanto para a defesa como para o ataque necessário viaja acima do mais alto nível do céu."
Ao profissional que por acaso estiver pensando em cometer alguma fraude, aconselho levar em conta, antes que tenha motivos para se arrepender, um antigo ditado chinês:
"Depois que um vaso se quebra, seus pedaços podem ser colados, e a colagem pode ser tão bem feita que nem se percebe as linhas entre os pedaços. Porém ainda assim, enquanto ainda existir, o vaso será sempre um vaso quebrado."
Em outras palavras: depois de ser descoberto, o profissional fraudador pode até não ser punido judicialmente ou mesmo nunca mais cometer uma fraude ou qualquer outro tipo de crime, mas será sempre visto como um profissional fraudador. 
Permitam-me dizer isto de outra forma:
A credibilidade é algo que pode ser mantido por toda a vida. Porém se algum dia houver uma razão qualquer para que ela seja perdida, ela será perdida e nunca mais será recuperada.

Referências:
  • " Trabalhando com o Inimigo" -revista "Carreira &  Negócios" - no. 2 - Editora Dibra - São Paulo - SP
  • "Evolução na Carreira"  e "13 Frases Usadas na 'Gestão & Negócios'"- revista "Gestão & Negócios" - no. 14 - Editora Escala - São Paulo, SP
  • "Quotable Quotes" ("Frases interessantes") - revista "Reader's Digest" - editora: Readr's Dgest Association, Inc. - New York ("Nova York"), NY - Estados Unidos.
Próximo artigo: "Perspectivas de mercado de trabalho para os jovens brasileiros."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Obrigado pela sua participação.