sexta-feira, maio 14, 2010

"Dicas" sobre roupas adequadas para o trabalho

No artigo anterior, foram abordados os tipos de roupas que você pode usar e os que você não deve usar para uma entrevista visando um emprego. Neste artigo, são reveladas as dicas dos "personal stylists" para o uso de roupas no ambiente de trabalho e na sua participação em eventos como profissional.
Tantos os homens como as mulheres devem saber diferenciar as roupas adequadas para o dia e a noite. Roupas de tecidos que brilham, gravatas e camisas com cores muito fortes ou escuras devem ser usadas à noite. Durante o dia, deve-se dar preferência a roupas claras. Seguem abaixo as principais "dicas" específicas para homens e para mulheres. 

"Dicas" para homens

Um executivo deve ter sempre em casa um terno azul marinho. Na falta deste, pode usar um blazer azul. Se o evento for informal, pode usar o blazer com uma calça Jean que não esteja desbotada, e não precisa usar gravata. Se usar o terno durante o dia, prefira o tipo clássico, com paletós com dois ou três botões. Os jaquetões com quatro botões devem ser usados preferencialmente à noite. Paletós com botões dourados? Nunca!
Em regiões de clima quente ou em dias de muito calor, se o ambiente de trabalho não exigir formalidade, pode usar no dia a dia uma camisa social de mangas compridas ou curtas, mas o corte tem que ser clássico, cor sóbria (não escura, nem muito clara) sem estampas. A camisa tem que combinar com a calça, que deve ser sempre social e de cor básica (cinza, azul marinho ou preta). 
Evite misturar cores. No caso do uso de terno, se houver dúvida, pode usar paletó cinza, azul marinho, preto ou risca de giz com camisa branca e gravata de cor sóbria. Essas combinações são clássicas e evitam problemas. Na dúvida, não tente "inventar".
Nunca use gravatas com desenhos de personagens de histórias em quadrinhos, desenhos animados, artistas famosos, etc. Também jamais use gravatas com estampas exageradas. 
Se usar terno, use sapatos sociais preferencialmente pretos. O uso de sapatos pretos exige o uso de meias pretas ou pelo menos bem escuras. Mesmo informalmente, nunca use sapatos pretos e meias claras ou brancas. 
Evite repetir as mesmas roupas ou os mesmos sapatos em dois dias seguidos. Tomo este cuidado também com relação à gravata. O terno pode ser usado em dois ou três dias seguidos, mesmo no caso de uma viagem, mas a camisa e a gravata tem que ser substituídas diariamente. 

"Dicas" para as mulheres

Blusas, saias e vestidos decotados ou curtos demais e/ou muito justos não combinam com a sobriedade de um ambiente de trabalho. Portanto, tem que ser evitados. Os trajes mais adequados são tailleurs, terninhos e vestidos que não sejam de alcinha. Comprimento ideal do vestido ou da saia: até três dedos acima dos joelhos. Se usar saia ou vestido, use também uma meia calça. 
No ambiente de trabalho devem ser evitadas roupas com cores berrantes e/ou estampas exageradas. Evite o estilo "perua". As roupas devem ter cores como o cinza, o azul marinho, o preto, o cáqui, o branco ou o bege. 
O excesso no uso de acessórios (brincos, pulseiras, etc.) também deve ser observado.  No ambiente de trabalho, os brincos e colares devem ser discretos e os saltos dos sapatos não podem ser muito altos. A bolsa deve combinar com os sapatos ou as sandálias, não precisando ser da mesma cor, mas tendo algum detalhe em comum. As unhas não devem estar muito longas e o esmalte deve ser claro. Os cabelos podem estar longos, mas não exageradamente volumosos.
Se houver um compromisso formal, tenha sempre à mão um paletó ou um casaco. Eles são sempre úteis para o caso de uma mudança de temperatura inesperada (ar condicionado exageradamente frio, por exemplo), e além disso acentuam a elegância. Na maquiagem, use apenas o essencial (pó, batom e rímel). Se quiser, pode usar sombras e blush, mas com tons discretos e sem brilho. Quanto ao perfume, evite fragrâncias fortes. 


Fonte: "Dia a Dia no Trabalho - Acerte no Visual", de Maurício Barroso - revista "Gestão & Negócios", edição no. 14 - editora Escala.
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Obrigado pela sua participação.