sábado, maio 24, 2014

Turismólogo, Turismologia e Turismo

Imagens como estas fazem muita gente pensar
que para trabalhar em turismo
basta gostar de viajar. 
"Sei que me darei bem como turismólogo(a)
porque adoro viajar."


Este é o pensamento de muita gente que se inscreve em cursos na área de turismo. Por causa disto, no decorrer do curso, muitos estudantes se decepcionam, desistem e procuram outras profissões, sentindo-se perdidos, desnorteados, sem saber exatamente o que querem. Isto acontece porque acham que gostar de viajar, ter vontade de conhecer muitos lugares do Brasil ou do mundo, são quesitos suficientes para ser um bom profissional de turismo. Muitos são os que pretendem ser turismólogos sem ao menos ter noção correta do que um turismólogo faz. Isto é como querer ser médico sem saber o que é a medicina.
Seduzidos pelas imagens mostradas em propagandas de turismo, muitos jovens que se preparam para ingressar em cursos de nível superior escolhem a turismologia porque gostam da ideia de trabalhar viajando. O que eles precisam saber é que "trabalhar viajando" é "viajar trabalhando". A viagem por trabalho não é igual à viagem de férias ou por lazer. O resultado é que, já no decorrer do curso, começam a descobrir que não era exatamente o que eles queriam. Daí vem a frustração e a necessidade de escolher outro curso que tenha algo a ver com seus talentos. Deve procurar também saber as diferenças entre "talento" e "vocação". Neste mesmo blog você encontrará vários artigos sobre talento e vocação e suas principais diferenças. No alto desta página, você encontra o espaço para pesquisa. Digite nele as palavras "talento" e"vocação" e aperte a tecla "enter".

Turismologia e Turismo

Inicialmente, é importante saber que um turismólogo não é simplesmente um profissional de turismo. Ele é um cientista. Toda palavra terminada em "logia" designa uma ciência, tal como sociologia, geologia, entomologia, tecnologia, psicologia, etc. A terminação "logia" vem da palavra grega "logos", que significa "estudo de". A entomologia, por exemplo, é o estudo dos insetos (do grego, em que "logos" significa "estudo de" e "entomos" significa "insetos"). "Tecnologia" é o estudo das técnicas. Portanto, "Turismologia" não é "turismo", é a ciência dedicada ao estudo de   todas as atividades relacionadas ao turismo.
"Turismo" é uma coisa praticada pelo turista, não por um profissional. É um erro dizer que o turismo é uma profissão. O turismo é o conjunto de atividades praticadas pelos turistas (isto é, pelos viajantes) durante suas viagens e permanências em diferentes lugares em menos de um ano. Nem todo turista viaja por lazer; existe também o turismo de negócios, que é quando o turista viaja para realizar atividades e participar de eventos (seminários, workshops, congressos, etc.) relacionados aos seus interesses profissionais.
A turismologia se relaciona às ciências sociais (antropologia, psicologia, etc.), às ciências econômicas (economia e contabilidade) e a atividades de comunicação como o marketing, a linguística, a política, a estatística, etc. É, portanto, uma ciência que centraliza o estudo do turismo envolvendo todos esses segmentos. A diferença básica pode ser assim resumida: a turismologia é o estudo de um fenômeno e o turismo é esse fenômeno estudado.
O termo "turismologia" surgiu no final da década de 1960, mas se popularizou no mundo a partir de 1972, quando Zivadin Jovicic, turismólogo da Iugoslávia, fundou a revista cujo título era a palavra "turismologia" em seu idioma (servo-croata). Alguns turismólogos preferem dizer "ciência do turismo", outros preferem "turismografia". No entanto, "grafia" é a forma de escrever uma palavra, uma frase ou um texto. Portanto, o termo "turismografia" é mais adequado para designar a forma como se descreve o turismo por escrito, não devendo ser usado como nome de uma ciência.
Há muitas outras coisas que os interessados precisam saber sobre as atividades relacionadas ao turismo. Para isto, recomendo que leiam os dois artigos que podem ser acessados através dos links abaixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Obrigado pela sua participação.