segunda-feira, dezembro 21, 2015

O Consultor em SEO

Com a previsão
de mudanças
que ocorreram na interntet
a partir de janeiro de 2016
(veja aqui

a consultoria em SEO
se tornará muito importante
para muitas organizações. 

"SEO" é a sigla para "Search Engine Optimization" ("Otimização de Engenharia de Busca"). No Brasil, a "tradução" não é usada corretamente, mas também tem muito a ver com a atividade: "Otimização para Sites de Busca" ou "Otimização para Motores de Busca". Na verdade, é uma técnica para melhorar a posição de um website (site ou blog) no Google Pesquisa, que ainda é considerado o motor de buscas mais acessado na Internet. É um conjunto de estratégias para melhorar e potencializar o posicionamento de um website nos sites de busca, especialmente no Google Pesquisa, gerando conversões (leads, compras, envios de formulários, etc.). O termo "SEO" também está relacionado à indústria de consultoria. 
É aí que se destaca a importância de um consultor bem capacitado. Alguém que não seja apenas capaz de realizar ótimos projetos de websites, mas capaz de realizar os melhores possíveis, porque a concorrência já está acirrada e só tende a crescer. Tanto a concorrência entre as empresas nos mercados nacional e internacional quanto a concorrência entre os profissionais que as querem ter como suas clientes. Por causa do avanço dessas duas concorrências, os consultores em SEO já dividem suas atividades em categorias.
As principais categorias são "White Hat" ("Chapel Branco" em inglês) e "Black Hat" ("Chapéu Preto"). Na categoria White Hat são utilizados métodos aprovados por sistemas de busca, como a prática que destaca a importância de conteúdos relevantes e melhoria na qualidade do website. Na outra utilizam-se truques como o "Cloaking", que esconde o conteúdo real da página. O Cloacking é uma técnica muito utilizada por "webmasters" (profissionais que administram de um webdsigner e de um web developer). O webdesigner realiza o design gráfico, que requer práticas profissionais e conhecimentos específicos para o ordenamento adequado de elementos textuais e não textuais para compor peças gráficas destinadas à reprodução para finalidades comunicacionais. O "web developer" é o que o nome em inglês já indica: um "desenvolvedor de rede".

As estratégias de SEO podem melhorar tanto o número de visitações quanto a qualidade dos visitantes. Neste caso, "qualidade" significa que os visitantes concluem a ação esperada pelo proprietário do site (ex. comprar, assinar, aprender algo). A Otimização para Sistemas de Busca normalmente é oferecida como um serviço profissional autônomo, ou como parte de um projeto de webmarketing e pode ser muito eficaz quando incorporado no início do desenvolvimento do projeto de um website.
Em caso de competição, um termo de busca palavra-chave com grande volume de resultados dificulta o posicionamento através de programação para busca orgânica. Isto  pode levar a uma ação de anúncios pagos ou links patrocinados. Dependendo do número de resultados o custo de uma estratégia de marketing de internet pode ser muito alto, mas o bom posicionamento nos resultados orgânicos de busca pode fornecer o mesmo tráfego almejado e ter um custo potencialmente mais baixo. Os proprietários de websites devem optar por otimizar seus sites para a busca orgânica, se o custo da otimização for menor do que o custo da publicidade paga.
Agora que você sabe pelo menos um pouco sobre o que um consultor em SEO faz, veja se você tem talento para isto. Para ter noção da importância de ter esse talento, leia aqui: Consultoria Visual.

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