sexta-feira, maio 17, 2013

A Principal Causa do Desemprego

As constantes mudanças no mundo
obrigam os empregados
a se adaptarem às constantes mudanças
nas profissões. 
Os índices  de desemprego no Brasil 
ainda são muito altos. 
A falta de ofertas ainda é grande,
mas o que mais agrava o problema
é a falta de empregabilidade. 




É verdade que os índices de desemprego no Brasil ainda são altíssimos, mas há sempre mais evidências de que embora a falta de ofertas de emprego ainda seja muito preocupante, a falta de empregabilidade é muito mais grave. Para entender melhor a gravidade da situação, é preciso que tanto empregados como desempregados entendam as diferenças entre "emprego" e "empregabilidade".
Geralmente o que se costuma chamar de "emprego" é na verdade a relação de emprego - ou "vínculo empregatício" - existente entre o empregado e o empregador, podendo ser este uma pessoa física (uma pessoa) ou jurídica (uma empresa, órgão público ou qualquer outra organização legal). O emprego é uma situação legal em que o empregado (ou funcionário) presta serviço ao empregador, estando subordinado a este de acordo com o que é definido por leis e em troca de pagamentos (salários) e outros benefícios legais. É o principal recurso que os contratados tem para suprir suas necessidades materiais e garantir sua integração social.
Essa definição de emprego nos permite entender melhor o que é o desemprego: é a situação em que uma pessoa em idade ativa (o período etário em que poderia estar em atividade empregatícia - de 18 a 65 anos de idade) não está realizando uma atividade econômica. Existe o chamado "emprego informal", que nem sempre é ilegal, mas sempre causa desvantagens para o empregado porque, por não ter sua Carteira de Trabalho assinada, não tem garantia alguma de direitos legais.
A empregabilidade não é o fato de alguém estar empregado: é a capacidade da pessoa obter o emprego ou ser mantida nele. Para isto, tanto o empregado como o desempregado precisam se adaptar constantemente às novidades profissionais trazidas pelas frequentes mudanças tecnológicas, pela globalização da produção, pelas aberturas das economias, pela internacionalização do capital e até pelas constantes mudanças naturais que o corem no mundo. Esses fenômenos levam todas as pessoas do mundo à necessidade de constantes adaptações, e isto causa mudanças nas profissões, nas relações de trabalho, etc. 
Um dos maiores problemas do povo brasileiro é a falta do hábito de ler as notícias sobre economia nos jornais, nas revistas, etc. Predomina á ideia extremamente equivocada de que economia é assunto que só interessa a economistas e empresários. Isto resulta na falta de informação sobre as novidades relacionadas ao mercado de trabalho, às profissões, etc. A Internet tem colaborado muito com as informações novíssimas que surgem a todo instante nos jornais online e em vários sites, mas infelizmente a maioria dos jovens só a utiliza para bate-papos com amigos, jogos online e outros tipos de entretenimento. Com isto, perdem grandes oportunidades de adquirir empregabilidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Obrigado pela sua participação.