sexta-feira, abril 15, 2016

Muitos usuários ainda não entenderam a finalidade do LinkedIn.

Muita gente
usa o LinkedIn
como se fosse
apenas mais uma
rede social online.


É provável que o mesmo ocorra em outros países, mas o fato é que muitos usuários brasileiros fazem postagens no LinkedIn como se este fosse apenas mais uma rede social como o Facebook e outras. Não perceberam que a finalidade do LinkedIn é para que as pessoas o utilizem apenas para relações profissionais e comerciais. Fazem postagens de fotos inadequadas, críticas políticas, expõem mensagens religiosas, etc., o que demonstra que não perceberam que, quando criaram o perfil no LinkedIn, tiveram que preencher dados num formulário semelhante a um curriculum vitae e que isto obviamente tem uma finalidade profissional. 
O LinkedIn é uma rede social comparável a redes de relacionamentos, mas com uma grande diferença: é para ser utilizada para finalidades profissionais. É claro que as postagens que as pessoas quiserem fazer são permitidas, mas isto é para que se verifique até onde vai o bom senso ou a insensatez dos usuários. Ele foi criado para que os usuários possam manter uma lista de contatos de pessoas e empresas que eles conheçam e em quem possam confiar para finalidades comerciais e profissionais em geral. Não se deve, portanto, postar fotos de biquini, em "baladas", textos demonstrando divergências políticas ou religiosas ou qualquer outra coisa que possa causar algum tipo de constrangimento a alguém.
Por ser um site de relacionamentos comerciais e profissionais de um modo geral, as mensagens enviadas a outros profissionais e representantes de empresas e outras organizações não podem conter expressões informais demais como "E aí, cara? Beleza?", "Oi, lindo!", "Ei, gata!", etc. Num tipo de site como o LinkedIn, a comunicação entre as pessoas exige uma formalidade típica dos relacionamentos profissionais em geral: uso correto da linguagem digitando as palavras sempre corretamente (evitando o "internetês" com "vc" em vez de "você", "q" em vez de "que", etc.), evitando gírias e principalmente termos chulos e palavrões mesmo nas mensagens em particular, etc. Isto é necessário porque a pessoa que tem um perfil no LinkedIn está se revelando a profissionais de diversas áreas e a empresas interessadas em contatos profissionais. Portanto, é seu perfil social e ao mesmo tempo profissional que está sendo revelado. O uso de imagens e palavras não condizentes com isto pode tanto impedir que a pessoa seja contratada como causar a perda do emprego se já o tiver.
Isto é necessário porque o principal propósito do LinkedIn é permitir que seus usuários mantenham conexões com empresas e profissionais de sua mesma área ou de outras, mas com os seguintes objetivos:
  • Constituir uma rede de contatos acumulada, de segundo, terceiro, quarto grau, etc., para trocas de ideias e experiências profissionais através de contatos mútuos.
  • Encontrar empregos, inclusive por meio de pessoas que possam recomendá-los profissionalmente. É claro que ninguém recomendará alguém que não se expressa adequadamente e expõe fotos e vídeos inapropriados mesmo em seus próprios perfis. Atitudes causam o efeito contrário: dificultam a contratação de quem procura emprego, a conquista de clientes por quem trabalha por conta própria e facilita o afastamento de clientes ou o desemprego para quem já é empregado. Quando um usuário do LinkedIn diz "mas eu tenho um perfil no LinkedIn há anos e até agora não consegui ser indicado", isto significa que esta pessoa precisa ter mais cuidado com o que posta ou como se revela no site. Isto inclui as roupas com as quais aparece nas fotos, o comportamento que mostra nos vídeos, etc. Evitar imagens em que aparece consumindo bebidas alcoólicas ou em companhia de quem está consumindo é importantíssimo. 
  • Os empregadores que têm perfis no LinkedIn estão listando trabalhos e procurando candidatos potenciais. Esta é mais uma razão para que os usuários tenham os mesmos cuidados listados acima. 

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