segunda-feira, agosto 26, 2013

Postagens que Podem Fazer Você Destruir Sua Própria Carreia Profissional

Postagens do tipo
"Ôba! Hoje é sexta-feira!"
ou "Odeio a segunda-feira!"
podem parecer não ter nada demais,

mas já causaram muitos desempregos
por justa causa. 



As atitudes e comportamentos das pessoas nas redes sociais são como facas de dois gumes: tanto podem fazer uma pessoa evoluir nas suas relações sociais como podem acabar com a carreira profissional da própria pessoa que faz as postagens ou as "curte" (como se diz no Facebook) ou as compartilha. Postagens que parecem bem humoradas, que não parecem ter algo demais, como aquelas sobre as sextas-feiras e as segundas-feiras (veja a ilustração) podem causar problemas muito mais sérios do que muita gente imagina. Aliás, milhares de pessoas já perderam seus empregos por causa delas. 
Neste artigo, você verá uma série de tipos de postagens no Facebook, no Twitter ou em qualquer outra rede social online que podem não somente fazer com que você perca seu emprego, como também podem fazer sua carreira profissional acabar definitivamente. Portanto, se você não que perder seu emprego nem ver sua carreira destruída e é uma das pessoas que cometem alguma coisa que esteja na relação abaixo, tome mais cuidado enquanto ainda é tempo.
A maioria das pessoas - especialmente dos empregadores (gerentes, administradores, gestores ou como quer que sejam chamados) interpreta o comportamento das pessoas que utilizam as redes sociais como uma extensão do comportamento delas na "vida real". Eles não estão errados - muitas pessoas realmente se comportam desta forma. Por isto eles veem nas redes sociais fontes privilegiadas de informação profissional de seus integrantes.  Pensando nisto, especialistas em consultoria de recursos humanos listaram 10 atitudes e comportamentos que podem fazer o usuário da rede social perder seu emprego.
1 - Publicação de fotos em que o usuário aparece segurando copos (que podem conter bebida alcoólica ou não) ou com garrafas de bebidas alcoólicas nas mãos. Quanto mais frequentes forem essas fotos, maiores são as chances de demissão. Se o usuário trabalha por conta própria, corre o risco de perder muitos dos seus melhores clientes.
2 - Publicações de piadas sobre a sexta-feira, a segunda-feira, o fim de semana, como as que você pode ver na ilustração. Elas são praticamente um pedido de demissão online,
3 - Postagens em que o usuário fala mal de outras pessoas, principalmente do chefe, de colegas de trabalho, etc. Quando um profissional fala mal de outro da mesma profissão, então, a coisa piora.
4 - Evite falar mal de cantores, atores, times de futebol, etc. Você corre sério risco de constranger pessoas que gostam deles. Expôr sua opinião numa conversa pessoal é uma coisa, mas expô-la publicamente (a internet é um meio público) é algo que requer cuidados.
5 - Se você mostra frequentemente que você frequenta botecos, motéis, etc., lembre-se: a organização para a qual você trabalha não tem nada a ver com o que você faz nos momentos de folga, mas fica para muitas pessoas a impressão de que você "bebe todas". Para a organização, é péssimo ter um funcionário com uma imagem pública assim.
6 - Postagens de muitas fotos com você sem camisa ou, no caso das mulheres, com trajes muito íntimos fazem com  que a pessoa pareça ser muito vulgar.
7 - A liberdade de expressão tem que ser respeitada, mas se você vive dizendo nas redes sociais que hoje vai tomar uma cerveja e faz isto com muita frequência, você comete o mesmo erro do item 5. Tome sua cerveja, vinho ou o que for, mas não precisa ficar divulgando isto nas redes.
8 - Evite vídeos "engraçados" em que aparecem pessoas em situações constrangedoras.
9 - Não precisa usar linguagem culta, mas postar palavrões numa rede social é um erro gravíssimo.
10 - Evite escrever as palavras de forma errada. Evite trocar "ss" por "s" ou "c", etc.

Outros erros muito comuns apontados pelos especialistas em RH Fotos íntimas, mesmo que sejam postadas só para um determinado grupo de pessoas, são indevidas. Uma mulher grávida mostrando a barriga é algo lindo, uma demonstração de amor pelo filho que está para nascer, mas ao mesmo tempo é uma coisa íntima demais. Uma ou duas fotos com uma pessoa de biquíni é tolerável, mais do que isto passa para muitos uma ideia de vulgaridade. 
As redes sociais estão cheias de gente se expondo, ou sendo exposta, de maneira inadequada. Isso prejudica a imagem profissional. Hoje, todo empregador consulta as redes sociais para espiar um candidato. “Faço todas as análises possíveis”, diz Fábia Barros, gerente da Across, consultoria de RH de São Paulo.

A seguir, mais uma lista do que você não deve fazer em redes como Twitter, Facebook, Linkedin e Tumblr.

O comportamento interesseiro desgasta a imagem digital. Use as redes de maneira participativa e procure ajudar os outros. As oportunidades geralmente aparecem quando você se reconecta com pessoas com as quais havia perdido contato. Aproveite para falar de trabalho.

Ao pedir que um ex-colega de trabalho o apresente via rede social para uma vaga de emprego, certifique-se de que essa pessoa gostou de ter trabalhado com você. Ninguém recomenda um profissional em que não confia.
Não dá para ser engraçado o tempo todo e para todo mundo. Colocar aquela foto sua pagando mico com os amigos, bebendo nas festas e usando sua roupa de praia preferida é uma péssima atitude. Não pense que se deixar apenas seus amigos verem essas fotos, você estará livre de problemas: muitos dos amigos comentam com os amigos deles, embora eles jurem que não fazem isto.
Adicionar alguém impulsivamente pode conectá-lo a um contato inconveniente. Ao convidar alguém para sua rede, é interessante enviar uma mensagem de apresentação. É uma maneira sutil de informar quais interesses, em sua opinião, vocês podem ter em comum.
Apenas ter um perfil online é suficiente para fazer contatos. Não crie mais de um perfil no mesmo site se não tiver necessidade.  Também não passe muito tempo sem atualizá-lo. Reatualize sempre suas informações sobre cargos, cursos e informações em geral.
Nunca crie um perfil sem colocar sua foto pessoal atualizada. Também evite colocar, no lugar da sua foto, fotos de crianças, de animais, de paisagens ou qualquer coisa ou pessoa que não seja você. Mostre seu rosto tal como ele é atualmente. Há pessoas que criam perfis nas redes sociais mas não confiam suficientemente nelas para adicionar uma foto pessoal. Isso é um erro, pois o principal objetivo da rede é exatamente o usuário ser visto. Se você adicionar uma foto, será sete vezes mais provável que as pessoas entrem em contato, segundo estatísticas do LinkedIn, rede social de contatos profissionais.
Quase todo mundo tem aquele amigo, tio ou prima que gosta de fazer comentários sobre quanto você gosta de tomar cerveja, sobre momentos íntimos em família ou sobre algum momento embaraçoso que você viveu. Por isso, faça sempre a manutenção dos recados que seus contatos deixam e, se necessário, apague-os, sem sentir remorso.
Evite escrever banalidades. Muita gente tem o hábito de postar "Vou almoçar", "Amanhã vou à praia", "Estou no restaurante Tal, em companhia de Fulano e Fulana". Ainda que você seja um profissional dedicado, vai soar como desocupação. Pare de ficar escrevendo o que comeu, que está cansado, que comprou um sapato lindo na liquidação ou qualquer outra coisa que não tenha relação alguma com seu trabalho.

Muitas pessoas estão fazendo excessivamente postagens sobre campanhas de proteção a animais, especialmente cachorros. Gostar de animais é um direito que cada um tem. Entretanto a excessiva postagem em relação a animais faz muitas pessoas crerem que o usuário se preocupa em demasia com animais e não se preocupa tanto com pessoas. Resultado: muitos amigos se afastam - evidentemente sem revelar o motivo do afastamento.

Fontes:

2 comentários:

  1. To doida pra minha patroa me demitir daquele inferno, mas não queropedir conta. será que se eu postar uma foto dessas ela me manda embora? ia ser bom demais kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Amiga, é bem provável que você consiga ser demitida, mas também certamente terá muita dificuldade para conseguir outro emprego.

    ResponderExcluir

Olá, seja bem vindo! Obrigado pela sua participação.