terça-feira, junho 14, 2016

O que um jornalista faz?

Antes de iniciar o curso
procure saber realmente
o que é o jornalismo.

São muitos os estudantes que, já tendo iniciado a fase básica do curso de jornalismo, ainda precisam muito entender o que é o jornalismo. Eles dizem que, depois de formados, querem ser apresentadores de telejornais, repórteres esportivos, etc. Demonstram que acham que são eles que escolherão as atividades que quiserem. Pior ainda: há os que dizem que querem ser repórteres porque gostam muito da ideia de viajar e conhecer outros países.
Erro grave. Eles precisam saber que não são eles que escolherão onde e em que setor atuarão. Neste aspeto as empresas de comunicação agem como qualquer outra empresa: contratam o profissional disposto a atuar na área em que ela precisa dele, não na que ele quiser. Quem não quiser fazer reportagens onde estiver ocorrendo tiroteios, guerras, etc., deve escolher outra profissão. O jornalista só poderá se considerar um bom profissional depois que já tiver adquirido alguma experiência em todas as atividades jornalísticas ou pelo menos na maioria delas.
O conselho que dou a quem pretende ser jornalista é o mesmo que dou a quem pretende escolher qualquer outra profissão: procure conhecer melhor tudo que se refira à profissão antes de iniciar o curso.
As pessoas que pretendem escolher a profissão porque jornalistas viajam muito precisam saber algumas coisas importantes:
- Uma viagem a trabalho nunca é como uma viagem a passeio.
- Não pense que, como profissional, você poderá escolher para quais lugares você quer ir e quando deseja ir. Terá que ir quando e para onde a empresa precisar que você vá. Nem tudo será como um passeio. Haverá viagens para você registrar fatos como guerras, atentados de terroristas, terremotos, tsunamis, etc.
Também antes de iniciar o curso, procure saber nas faculdades ou universidades, o que o curso oferece. Embora haja disciplinas gerais, em cada instituição de ensino o curso de jornalismo oferece também disciplinas exclusivas. Geralmente, como disciplinas básicas, a maioria oferece língua portuguesa (porque é obrigatória), economia e teoria da comunicação. O curso de jornalismo propriamente dito inclui jornalismo interpretativo (requer bom nível de interpretação de textos), técnicas de redação (requer bom nível de redação), técnicas de edição de textos (requer bom nível de interpretação de textos e de redação) e novas tecnologias de informação (requer bom domínio de informática).
Você provavelmente já ouviu dizerem que o estágio é recomendado mas não é obrigatório. Não acredite nisto. Nas instituições de ensino superior isto é informado desta forma para se verificar o nível de interesse do aluno. De qualquer forma o estágio se torna obrigatório porque é muito importante como trabalho de conclusão do curso.
A duração média do curso é de quatro anos. Entre as especializações constam criação digital de multimídia; criação, montagem, implementação e cuidado de websites (sites, blogs, portais, jornais online, etc.), intranet e extranet; administração de conteúdo na internet; redação e edição de boletins e revistas eletrônicas; comunicação empresarial (leia mais sobre isto no Redafacil) e promoção de contrato entre uma organização (empresa, governo, etc.), a imprensa e públicos específicos (funcionários, consumidores, fornecedores, etc.).
Com estas informações, se você ainda quer ser jornalista, siga em frente. Entretanto insisto em alertar: se a escolha é porque você gosta de viajar, lembre-se que viajar profissionalmente não é como viajar  por lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, seja bem vindo! Obrigado pela sua participação.